Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Conheça André Lima, designer que aposta em joias artesanais inspiradas no sertão

22 maio 2021 | Notícias

Por Redação

André Lima é idealizador da marca Ser Tão Lindo (Foto: Arquivo Pessoal)

O amor pelas raízes nordestinas é palco para a criatividade do piauiense André Lima, de 34 anos, idealizador da marca de joias artesanais Ser Tão Lindo. Natural de Teresina e morando atualmente em São Paulo, André deu os primeiros passos na carreira profissional em Fortaleza – cidade que o acolheu por 12 anos – e hoje atua produzindo itens que unem elementos naturais e pedras finas

LEIA MAIS >> Veja os looks que a gaúcha Julia Gama usou no Miss Universo 2020

Vegano ou cruelty free: saiba a diferença dos cosméticos não testados em animais

Os traços característicos da marca, como o mix de cores e o apreço por peças opulentas, vinheram ainda da infância do designer. “Minha mãe era muito vaidosa e gostava de se arrumar. Na cidade, as pessoas não usavam muitas pérolas ou bijuterias arrojadas, mas a minha mãe usava e eu achava maravilhoso. Eu organizava o porta joia e lembro de cada detalhe”, afirma. 

Peça da Ser Tão Lindo (Foto: Divulgação)

Aos 18 anos, André se mudou para Fortaleza e, por obra do destino, imergiu no mundo da moda, absorvendo referências artísticas. “Minhas economias estavam acabando e deixei currículo em uma loja do Shopping Iguatemi. Na época, os estilistas Lindebergue Fernandes e Francisco Matias estavam abrindo um espaço e precisavam de alguém para representá-los em eventos. Eles encontraram meu currículo e tudo fluiu muito rápido”, comenta. 

Hoje, André Lima é grande amigo de Lindebergue Fernandes (Foto: Arquivo Pessoal)

“O Lindebergue e o Matias abriram a minha cabeça. A minha única referência de moda era a minha mãe, depois comecei a ter um olhar diferenciado e a construir minha própria identidade”,

lembra André Lima.

Em Fortaleza, André formou-se em Design de Interiores e foi sócio da designer de joias Adelita Monteiro. “Ela fazia joias para os desfiles do Lindebergue e a gente foi se entrosando. Até que decidimos abrir uma loja que tinha artesanato fino e as peças que ela fazia. Com ela, percebi que um botão pode virar uma joia, depende de como você faz. Foi uma escola”. 

André Lima gosta de trabalhar com uma variedade grande de materiais (Fotos: Divulgação)

Início da marca 

Após morar 12 anos no Ceará, André decidiu voltar para Teresina.“Estava passando por um período difícil e fui para o colo de mãe. Voltei para minha terra natal e comecei a trabalhar com vitrines. Na época, um grande amigo que mora na Holanda me convidou para trabalhar com ele lá, mas eu precisava de segurança. Fiquei em Teresina por quatro anos e comecei a fazer joias para captar dinheiro. Consegui juntar uma boa grana e fui para São Paulo”, conta.

André Lima mora em São Paulo desde 2018 (Foto: Arquivo Pessoal)

De acordo com ele, residir na capital paulista era para ser uma experiência passageira, mas novamente o acaso interferiu – positivamente – nos planos. “Assim que cheguei em São Paulo, conheci o meu marido, desisti de ir para Holanda e com o dinheiro que eu tinha comprei um apartamento”. 

Joia da Ser Tão Lindo feita pela artista Adelita Monteiro. A peça traz o trabalho manual do crochê no fio de cobre com pérola barroca tingida artesanalmente no fogo (Foto: Divulgação)

“Como eu já fazia joias em Teresina, passei a vender em São Paulo e cheguei a abrir uma loja na Oscar Freire com amigos, mas ela loja fechou por conta da pandemia. Hoje, trabalho em casa”, partilha. 

Inspiração 

Atualmente, a Ser Tão Lindo é uma loja 100% online e trabalha com elementos naturais sem perder o toque de luxo. “As minhas inspirações sempre estão relacionadas a uma pegada orgânica e tudo que remeta a leveza. Acho que a minha visão de luxo é o natural. Não é só um valor monetário, mas afetivo”.

“Uma joia que tem o trabalho manual tem todo um significado”,

afirma André Lima.
A artesã Mariangela Ferreira faz parte da equipe de André Lima (Foto: Arquivo Pessoal)

Entre os materiais usados por André e a artesã Mariangela Ferreira, que participa do processo criativo e de 60% da produção da marca, pedras naturais e bordados ganham destaque. “O Swarovski também é meu xodó. Ele é feito de forma industrializada, mas trabalho ele com uma pedra natural, com couro ou crochê. Acabo misturando e fica bem legal”, explica. Para mais informações, acesse o Instagram da marca.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE