Governo do Ceará terá portal único com serviços oferecidos para o cidadão

Por Bruno Brandão
Governo do Ceará terá portal único com serviços oferecidos para o cidadão
A tecnologia vem sendo foco dos investimentos do Ceará - Foto: Divulgação

Investir em novas tecnologias tem se tornado algo crescente em todo o mundo. Pensando nesses avanços, o Governo do Estado do Ceará tem criado parcerias e acompanhado as mudanças cada vez mais velozes. Dentro dessas ações, está em produção o portal unificado com serviços ofertados por diversas pastas do governo, que vai de educação à saúde. Foi seguindo essa linha que, na última semana, foi realizado o Data Gov Day, que debateu as últimas novidades tecnológicas em ciências de dados voltadas para o setor público para os gestores do governo.

Em dezembro do ano passado uma assinatura de um termo de cooperação técnica entre o Governo do Ceará e a China abriu portas para os estudos no setor. Segundo o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, a parceria possibilitou a troca de informações entre os países no quesito de tecnologia. Na ocasião estiveram presentes Sun Bin (TUS Clean Energy) e a professora Liu Dehua (Laboratório Conjunto China-Latinoamérica para Energia Limpa e Mudança Climática).

“Buscamos sempre parcerias visando os avanços também de outros países com a tecnologia como a China e os Estados Unidos. Fortaleza se insere com um grande diferencial e olhar para as novas portas tecnológicas”, acrescenta o secretário.

LEIA MAIS >> Empresa cearense transforma óleo retirado das praias em combustível alternativo
Cientista política avalia Brasil no Fórum Econômico Mundial: ‘Retomamos a confiança dos investidores’

De acordo com o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará, Adalberto Pessoa, o Ceará tem investido nos últimos anos fortemente nas camadas de infraestrutura tecnológica que faz ser hoje um dos estados mais aptos a implementar de fato um governo digital.

Fortaleza hoje possui 14 cabos submarinos que conecta o Brasil à Europa, Estados Unidos, América Central e a África, fazendo com que esse ponto esteja apto a prover serviços digitais com mais agilidade e menor custo. Desde 2007 se investe na montagem de uma rede de fibra óptica que já soma mais de 8 mil quilômetros, passando pelos 184 municípios, de forma que se possa implementar soluções que envolve o Governo Digital em todas as unidades administrativas e prestadoras de serviços para a sociedade. São escolas, delegacias, unidades básicas de saúde, tribunais de justiça, entre outros que foram inseridos nessa celeridade digital”, explica.

Adalberto exemplifica que o uso da atual fibra óptica em Fortaleza é feito por escolas estaduais, com uso de internet para os alunos, e delegacias que usufruem com serviços de reconhecimento facial e biometria. Outro diferencial é que ao invés de grandes máquinas para guardar todo o material de arquivos digitais, a utilização está sendo através da ‘nuvem’, ambiente também digital e que ocupa apenas espaço virtual. “Tudo isso colabora para a redução de custos. Já passamos por três níveis: da conectividade, da instrutura de TI e por fim, na camada de entrega de serviços”, diz.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda – Foto: Divulgação

Governo sem papel

A previsão é de que entre março e abril o site unificado com serviços do Governo já esteja no ar. “O futuro será um Governo ainda mais digital, sem papel e com mais eficiência. A previsão é de que nos próximos três anos possamos diminuir drasticamente o uso do papel. O Ceará irá continuar se destacando nesse quesito e crescendo ainda mais”, prevê o secretário Inácio Arruda.

Veja também