Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Michele Militão é homenageada com nome em praça na Praia de Iracema

8 set 2020 | Notícias

Por Redação

A fim de homenagear e reconhecer o legado deixado pela sambista Michele Militão, produtora cultural e idealizadora do grupo SambaDelas, falecida em abril deste ano, a Praia de Iracema ganhou na tarde desta terça-feira (8), a Praça do Samba Michele Militão. A produtora tem a própria história atrelada à cultura do samba protagonizado por cantoras, compositoras e instrumentistas mulheres em Fortaleza, uma vez que promovia rodas de samba que estimulavam a participação feminina e a ocupação dos espaços públicos na capital.

LEIA MAIS >> Homenagem de artista cearense a Naya Rivera viraliza nas redes sociais

Músicos e humoristas voltam a se apresentar presencialmente a partir de 7 de setembro em Fortaleza

“A Praça do Samba foi uma criação da própria Michele, com o intuito de unir naquele pólo todas as expressões culturais do samba cearense e da cultura cearense. O local que hoje é a praça, na verdade, era um estacionamento. Ela teve a ideia de fazer a praça lá no meio de tantos ícones do samba e da cultura do ceará como é o caso do Largo da Mocinha e o pagode da Mocinha; o Teresa & Jorge; e os blocos de pré-carnaval cheiro e as panteras cor de rosa”, conta Davi Saraiva, executivo estadual do Cidadania e amigo de Michele há mais de 20 anos. 

(Foto: Rogério Filho)

Após o falecimento da sambista amigos e admiradores, que também fomentam a cultura local, decidiram homenageá-la e dar continuidade ao projeto da praça de autoria de Michele, que na época atuava como produtora cultural no Instituto Iracema das Artes. 

Legado cultural

O legado deixado pela sambista para a cultura cearense, assim como o seu amor pela Praia de Iracema, foi lembrado durante a inauguração da praça pelo ex-secretário de Turismo de Fortaleza e amigo de Michele, Alexandre Pereira.

“A Praça do Samba é a concretização de uma ideia da própria Michele Militão, que surgiu como uma forma de referenciar no mesmo espaço os ícones do samba e da cultura cearense. Ao mesmo tempo, presta justas homenagens à Michele, que muito contribuiu para Fortaleza com o empoderamento feminino e o empreendedorismo, através da cultura e do samba”, afirmou Alexandre.

O ex-secretário de Turismo de Fortaleza e amigo de Michele, Alexandre Pereira, esteve na inauguração da Praça do Samba Michele Militão. (Foto: Rogério Lima)

Segundo Alexandre, o trabalho de Michele no Instituto Iracema e à frente do Projeto Samba Delas, levou renovo à Praia de Iracema e incentivou a ocupação dos espaços públicos, levando a população a ter um novo olhar sobre a área. “Ela também ajudou na construção e na pintura desse espaço tão lindo, feito para que o povo da nossa cidade possa apreciar e vivenciar nossa história e cultura. Nada mais justo do que imortalizá-la com essa homenagem, por tudo que representa para Fortaleza”, ressalta.

LEIA TAMBÉM >> Marine Praciano indica série sobre empoderamento feminino para o fim de semana

Duda Riedel lança primeiro livro físico em setembro

Protagonistas do samba

Criado em 2017, o SambaDelas surge para discutir o papel da mulher no samba – ritmo cultural muitas vezes marcado pela presença masculina -, e ressignificar a presença feminina nos espaços ligados ao ritmo, por meio de apresentações que exaltavam músicas compostas e interpretadas por grandes nomes femininos como Dona Ivone Lara, Jovelina Pérola Negra e Leci Brandão. 

(Foto: Rogério Filho)

Segundo Davi, homenagear Michele com o nome de uma praça ligada ao samba é uma forma de homenagear as ações da produtora em favor do empoderamento feminino.

“Foi uma forma de homenagear o seu legado a favor do empoderamento feminino, do empreendedorismo feminino, assim como na parte cultural da cidade, o Samba Delas é um marco e precisa ser lembrado como iniciativa que há anos coloca mulheres como protagonistas do samba, e não mais como coadjuvantes. O SambaDelas é um movimento cultural, feminista e político a partir do momento que ele empodera mulheres por meio da cultura”, finaliza.

(Foto: Rogério Lima)

A Praça do Samba Michele Militão está localizada na Rua João Cordeiro, 540, em frente ao bar Teresa e Jorge, na Praia de Iracema. 

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE