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Quatro dicas para resolver o delivery do comércio online

27 maio 2021 | Notícias

Por Redação

A entrega do produto costuma ser um dos pontos de maior reclamação dos consumidores. (Foto: iStock)

Desde o início da pandemia, em 2020, as vendas online em todo o Brasil atingiram lucro de R$ 87,4 bilhões, segundo dados da consultoria Ebit-Nielson. O crescimento em relação ao ano anterior é de 41%. No entanto, apesar dos números expressivos, planejar e operacionalizar o comércio online ainda é motivo de dúvidas para muitos empreendedores e empresários. O Site MT conversou com a instrutora e consultora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac CE), Joyla Mara, que entrega quatro regras de ouro para resolver o delivery do comércio online

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“A pandemia fez as pessoas perderem o medo de comprar pela internet. Muitas, inclusive, estão comprando pela primeira vez”, comenta a professora. Esse público, salienta, é considerado exigente e demanda uma boa logística por parte de quem oferece produtos no ambiente virtual. Por isso, é necessário focar em três pontos essenciais na hora de oferecer o serviço: tecnologia, planejamento e custos. Veja abaixo as quatro dicas para resolver o delivery do comércio online:

1. Use a tecnologia a seu favor

“As pessoas precisam usar a tecnologia à favor, visto que já existem aplicativos grandes que disponibilizam o serviço de delivery, como a Google Maps, que já traz uma forma de gerenciar a entrega. Então, a tecnologia é uma regra de ouro importante para quem está começando”, explica Joyla Mara. 

2. Planeje a rota e o veículo

Os aplicativos disponíveis atualmente, pontua, já calculam a melhor rota e mostram para os colaboradores o melhor caminho de entrega, o que diminui o trabalho de logística envolvido. “Eles oferecem, inclusive, qual categoria de veículo usar, se aéreo ou terrestre, por exemplo, o que vai depender da carga que irá para transporte. Fazendo esse planejamento de entrega, o empresário sabe qual a melhor opção para ele a partir do produto que colocará para delivery. Estou falando desde o grande executivo a uma pequena empreendedora de bolos locais que quer começar a trabalhar no ambiente virtual”, defende.

3. Calcule os custos

De acordo com a professora, quem está envolvido em comércio online também precisa entender dos custos por trás das operações, porque a entrega acaba sendo muito cara para o lojista e afetando o lucro. “Por isso, também, é tão importante a roteirização, ou seja, mapeamento do trajeto, e o planejamento para que o custo da entrega seja menor. Nesse sentindo, é preciso saber o volume da carga e fazer o cálculo do combustível para fazer as entregas, por exemplo. A precificação é bem importante porque evita qualquer dificuldade com o produto que chega até os clientes”, salienta ela. 

4. Relacionamento pós-venda

Parte fundamental de toda boa venda, seja no ambiente online ou fora dele, o relacionamento com o cliente ainda pesa muito na hora da entrega dos produtos, uma vez que é esse departamento o responsável pelo maior número de reclamações dos consumidores, seja por atraso ou extravio. “São questões importantes porque sinalizam quais as condições dos produtos entregues para os clientes. Se eu entrego uma comida, por exemplo, o ideal é que ela chegue quente, não fria”

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Aprenda em casa

Para quem também quer aprender as técnicas para alavancar os negócios por meio da internet, o Senac Ceará está com inscrições abertas para o curso “Roteirização de vendas e entregas”, que acontece entre 14 e 18 de junho, de 18h às 21h30.

O curso ensina, de forma prática, a planejar a programação das rotas de entregas, adaptar os veículos para as demandas e aponta as tecnologias e ferramentas digitais que garantem entregas mais eficazes, rápidas e pelo menor custo logístico possível.

A instrutora do Senac CE, Joyla Mara, explica como resolver de vez a logística por trás do delivery. (Foto: Divulgação)

No curso, explica Joyla, os alunos vão poder conhecer os aplicativos mais completos para garantir uma boa entrega. “Um dos que vamos mostrar para os alunos é o Maps, do Google. O curso não é um treinamento, mas sim, um aperfeiçoamento onde vamos mostrar quais os acessos no mercado para ajudar na roteirização”, finaliza. Matricule-se clicando aqui.

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