Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Chega a 11 o número de casos de coronavírus no Ceará

17 mar 2020 | Notícias

Por Redação

Chega a 11 o número de casos confirmados do novo coronavírus no Ceará. Há registro de contaminação em moradores de Fortaleza (9), Aquiraz (1) e São Paulo (1). Até o momento, 159 casos seguem sob investigação. Em todo o Brasil, são 290 pessoas infectadas. As informações são do último Boletim Epidemiológico sobre o Covid-19, divulgado pela Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), na tarde desta terça-feira (17).

No começo da tarde, o governador Camilo Santana anunciou, por meio de transmissão ao vivo nas redes sociais, a compra de cinco mil kits de diagnóstico rápido do vírus no Estado, além dos 240 kits disponibilizados pelo Ministério da Saúde. “Já liberei R$ 45 milhões para a compra desses kits, insumos e preparação dessa rede de atendimento”, afirmou.

LEIA MAIS >> Como se prevenir do coronavírus sem entrar em pânico

CEO de empresa de tecnologia dá dicas de apps e como obter sucesso com trabalho remoto

O novo coronavírus, tecnicamente chamado de Sars-Cov-2, começou a ser registrado no fim de 2019, em Wuhan, na China. O vírus causa a Covid-19, que tem sintomas parecidos aos de uma gripe, mas que são bastante perigosos especialmente para idosos. Em 11 de março, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia da Covid-19, o que significa que a doença já está espalhada por diversos continentes. No Brasil, o governo tem adotado medidas como a suspensão de eventos e aulas em escolas e universidades públicas, e diversos eventos privados foram cancelados ou adiados.

De acordo com o gestor, os equipamentos importados dos Estados Unidos apresentam resultados em apenas quatro horas e serão distribuídos em 14 instalações de saúde que foram treinadas para receber pacientes com suspeita de infecção. Entre os destinos, está o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e alguns hospitais de Sobral, Quixeramobim e na região do Cariri.

Camilo Santana em reunião com secretariado para tratar de ações de combate ao novo coronavírus (Foto: Carlos Gibaja)

Camilo também relembrou, durante a live, a reativação do Hospital Leonardo da Vinci, que será destinado exclusivamente para pacientes graves. O equipamento, que receberá a maioria dos kits importados, será abastecido com 200 leitos para enfermaria e 30 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI).

Medidas preventivas

Na última segunda (16), o governador, acompanhado do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, decretou estado de emergência em saúde no Ceará. Também foi definida uma série de medidas preventivas, como a suspensão de aulas nas escolas, universidades e faculdades públicas por 15 dias.

Fiscalização

Paralelo às medidas de prevenção, a Prefeitura de Fortaleza iniciou, segunda (16), uma operação de fiscalização de preços de produtos com ação preventiva ao novo coronavírus. A ação é realizada pelo Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) e a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis).

O objetivo é averiguar o possível abuso de preços de materiais como máscaras, álcool em gel e luvas sem justa causa em farmácias, supermercados, distribuidoras e fábricas. Caso seja atestado a infração, estabelecimentos podem receber desde advertência e multa à interdição.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE