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Varejo vai reduzir lucro para diminuir preço no Dia das Crianças, diz diretora da Fecomércio

7 out 2020 | Notícias

Por Redação

Para amenizar a queda nas vendas prevista para o Dia das Crianças neste ano, o varejo cearense vai lançar mão de estratégias como reduzir os lucros para poder abaixar os preços e estimular a compra, segundo aponta a diretora institucional da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), Cláudia Brilhante. “Não estamos esperando ter as mesmas vendas ou superar as vendas do ano passado, mas o comércio cearense está preparado com promoções, redução de lucros para que possa reduzir preços e as pessoas possam comprar presentes. Acreditamos que vamos ter uma queda menor que a queda nacional nas vendas”, avalia Cláudia.

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Conforme pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgada na última terça-feira (6), o comércio brasileiro deve registrar queda de 4,8% nas vendas para o Dia das Crianças, celebrado no dia 12 de outubro. A retração é a primeira desde 2016, quando as vendas no período tiveram redução de 8,1%. Terceira data mais importante para o varejo nacional, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães, o Dia das Crianças deve movimentar, em 2020, R$ 6,2 bilhões no comércio do País, segundo a CNC.

“Este ano é atípico por conta da pandemia. Nós sabemos já que vamos ter uma queda nas vendas, mas o cearense é muito criativo e vai encontrar um jeitinho de comprar um presente para o filho. Sorriso de uma criança deixa qualquer pai muito feliz, e para isso os pais vão dar um jeito de comprar o presente, com preço menor. Às vezes, o pai ao invés de comprar um presente de R$ 100, R$ 150, compra três ou quatro presentes de R$ 10, R$ 15 e vai deixar o filho feliz”, ressalta Cláudia Brilhante.

Cláudia Brilhante acredita que o Ceará terá uma queda de vendas menor comparada à nacional. (Foto: Divulgação)

Além do próprio presente em si, a diretora institucional acrescenta que os passeios em parques temáticos e shoppings serão alternativas adotadas pelos pais para celebrar o Dia das Crianças e driblar a crise econômica. “Já foram abertos os parques temáticos, os parques de shopping, o comércio está preparado com promoções e acreditamos, sim, em uma retomada da economia. Inclusive, já começamos a perceber essa retomada, um aquecimento das vendas”, afirma.

Entre os onze itens relacionados ao Dia das Crianças avaliados pela CNC, cinco devem estar mais baratos do que no ano passado: brinquedos (-7,5%), sapato infantil (-5,8%), tênis (-3,1%), roupa infantil (-2,6%) e cinema, teatro e concertos (-0,2%). Os serviços de lanches deverão estar 10,2% mais caros que em 2019, e os livros, 7%.

Apenas o setor de hiper e supermercados tem expectativa de crescimento para data comparado a 2019, e devem movimentar R$ 4,4 bilhões, uma alta de 3,2% em relação ao ano anterior. Brinquedos e eletroeletrônicos devem registrar queda de 2,5% ou R$ 1,3 bilhão.

Black Friday e Natal

Mesmo com a expectativa de queda para o Dia das Crianças, a diretora institucional da Fecomércio acredita que o volume de vendas, em datas importantes para o varejo, deve aumentar até o fim do ano. “Vamos ter aí pela frente a Black Friday, e acreditamos que vamos vender bem durante o Natal, sem dúvida nenhuma. Tem o 13º [salário], que as pessoas sempre reservam aquele percentual para compra de presentes”, comenta Cláudia Brilhante.

“Temos ainda o auxílio emergencial, que mesmo sendo reduzido é uma renda extra, e muitos empregos informais que surgiram durante a pandemia. As pessoas utilizaram a criatividade e estão ganhando dinheiro dentro de casa, com doces gourmet, com artesanatos, com muita coisa, tudo isso vai fazer girar o capital de giro no comércio do Estado do Ceará“, finaliza.

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