‘Você precisa fazer sua parte como cidadão’, afirma médica Niedja Bezerra sobre isolamento social

Por Redação
‘Você precisa fazer sua parte como cidadão’, afirma médica Niedja Bezerra sobre isolamento social
Niedja Bezzerra, médica e presidente da Sociedade Cearense de Reumatologia, conversou em live com Márcia Travessoni (Foto: Arquivo)

Com um olhar técnico e afetuoso, Niedja Bezzerra, médica e presidente da Sociedade Cearense de Reumatologia, conversou em live com a publisher do Site MT, Márcia Travessoni, nesta terça-feira (12), sobre a rotina dos profissionais de saúde no combate à pandemia e a importância do isolamento social. “Estamos todos vulneráveis e precisamos jogar no mesmo time. Você precisa fazer sua parte como cidadão. É uma questão de vida ou morte”, afirma Niedja, que encontra-se curada após ser infectada pelo novo coronavírus.

A live foi realizada no Instagram de Márcia, com apoio do Hospital Gênesis, e integra a programação do #MinhaCasaExperience, projeto criado pelo Site MT com conteúdos especiais para o período de isolamento social.

LEIA MAIS >> Essencialmente: Niedja Bezerra fala sobre cura, amor e Panapaná

Pandemia traz exercício de altruísmo tal como a vida de uma mãe, diz secretária de Saúde de Fortaleza

Na conversa, ela abordou os esforços da gestão pública em garantir atendimento. A médica reitera que as medidas de proteção diminuem drasticamente as chances de contágio, mas não as anulam. “O Sistema de Saúde tem um limite, por isso o isolamento social é importante para atendermos cada paciente, cada nome e cada história. Precisamos nos guiar pelo bom senso. Como você pode ajudar? Fique em casa que você ajuda muito“, orienta.

A presidente da Sociedade Cearense de Reumatologia também desmistificou o uso do fármaco hidroxocloroquina no combate à covid-19. “Acredito que o assunto virou uma discussão leiga quando deveria ser uma discussão médica, baseada em evidências científicas. A pesquisa sobre o uso da cloroquina nesses casos começou cheia de dúvidas, de um estudo chinês pequeno. Vamos descobrir as nuances da doença com o tempo”, afirma.

Durante a live, a médica falou sobre alguns eventos da Sociedade de Reumatologia que estavam programados antes da pandemia e sofreram adiamentos, como a Jornada Cearense de Reumatologia, que seria realizada em julho, e ações sociais para auxiliar pacientes com lúpus. Recentemente, a entidade lançou um site que apresenta lista de reumatologistas do Estado, para pacientes em busca de atendimento qualificado.

Mulher de fé, Niedja também abordou a sua vivência do lado espiritual neste período. “A espiritualidade pode te direcionar para diversos caminhos de positividade. Vamos parar e ver o que gente tem e não o contrário porque é possível encontrar um oásis no meio do deserto. Agradeço a Deus por ser médica e estar presente”, afirma.

Mais conteúdos

A programação do #MinhaCasaExperience desta semana terá ainda receita do chef Léo Gondim by Villa Italia Brazil, na sexta-feira, também no Instagram. Já no sábado (16), o Site MT entrega o passo a passo de um drink tipicamente norte-americano, preparado pelo bartender Lucas Farias.

Serviço
Dra. Niedja Bezerra
Contato: (85) 9 8616-7333

Veja também