O governador Camilo Santana participou da reunião do Consórcio Nordeste Junto na última quarta (21), em Teresina. Outros representantes do poder Executivo dos estados nordestinos estiveram presentes. O encontro teve como objetivo traçar um planejamento estratégico do consórcio na captação de investimentos para projetos que tragam desenvolvimento para a região. Foram discutidos temas como Educação, Turismo e Meio Ambiente.

O governador do Ceará defendeu a importância de investir em projetos de reuso da água, na construção de uma usina de dessalinização e em um sistema de monitoramento e infraestrutura digital para a segurança pública.

Foto: Divulgação

Camilo Santana afirmou que o Consórcio deve trabalhar em conjunto, apresentando projetos que sejam estruturantes e comuns a todos os estados. Ele frisou a ideia de conectar todo o Nordeste através de fibra óptica. Segundo o governador, é necessário que o foco seja em projetos consistentes e que tragam impactos positivos para a região.

Para Wellington Dias, governador do Piauí, o Consórcio é um instrumento moderno, eficiente e que trará bons resultados para os nordestinos. Rui Costa, governador da Bahia, destacou a importância de atrair investimentos para a região e mostrar a união entre os estados.

>> Leia também: Prefeitura de Fortaleza participa de evento da ONU sobre mudança climática

Há um planejamento para que, em novembro, aconteça uma viagem internacional dos governadores em busca de parceria com investidores europeus. Alemanha, Itália, França e Espanha foram alguns dos destinos escolhidos. Na ocasião, serão defendidos projetos que contemplem todos os estados nordestinos, priorizando o coletivo em busca de políticas sustentáveis que garantam o desenvolvimento econômico e social.

Foto: Divulgação