Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3242 0333

Cearense que criou app de delivery vai participar de reality show na Globo

17 abr 2022 | Poder

Por Redação

Natural de Nova Olinda, o designer José Márcio dos Santos idealizou o Avia e integra o time selecionado para o reality “ExpoFavela – O Desafio”

José Márcio dos Santos criou o Avia e foi selecionado durante a ExpoFavela 2022 para o reality. (Foto: Reprodução/ Instagram)

O serviço cearense de delivery Avia, criado pelo designer José Márcio dos Santos, 27, foi um dos dez selecionados para participar de um reality show que vai ao ar no programa É de Casa, da TV Globo, a partir do próximo sábado (23). Dividido em três episódios, o quadro “ExpoFavela – O Desafio” vai abordar as transformações sociais geradas por essas iniciativas, criadas por empreendedores das periferias e favelas brasileiras. O vencedor levará um prêmio de R$ 80 mil e terá direito a uma mentoria da Fundação Dom Cabral.

LEIA MAIS >> M. Dias Branco apresenta Política de Direitos Humanos, Diversidade e Inclusão

Impulsionado pelo Somos Um, Giardino Buffet é inaugurado no Bom Jardim

Os selecionados para o reality foram divulgados na tarde deste domingo (17), durante o último dia da ExpoFavela, feira que reuniu empreendedores periféricos e investidores, em São Paulo. Representante do Ceará entre os participantes, José Márcio dos Santos, natural de Nova Olinda, no Cariri cearense, integra a disputa com o aplicativo idealizado por ele em 2019 e que, após ter sido desenvolvido por um grupo, começou a funcionar em abril deste ano.

Formado em Design pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), José diariamente fazia o trajeto entre Juazeiro do Norte, onde fica a sede do campus, e Nova Olinda, onde mora. Ao fim do dia, em busca de comida rápida para o jantar, ele lembra que iniciava a saga de contactar lanchonetes e restaurantes por meio do WhatsApp para fazer pedido, uma vez que a cidade onde mora não é atendida pelos tradicionais aplicativos de entrega de comida. Foi aí que ele viu a oportunidade de criar um serviço que se adequasse à realidade dele e outras pessoas da região.

“O grande aplicativo só atua no CraJuBar (sigla para Crato, Juazeiro e Barbalha, as três principais cidades do Cariri cearense), e mesmo assim, cria barreiras geográficas, econômicas, financeiras e burocráticas, tem taxas altíssimas. Uma mulher da periferia de uma cidade que vende marmitas não tem como entrar num app desses”, pontua José Marcio.

“O nosso maior diferencial é que o delivery é uma ponte para a transformação que a gente causa. Estamos na economia marginal, com o empreendedor marginal, gerando dinheiro na margem, até que ela se torne independente do centro”

diz José Márcio, idealizador do Avia.

O Avia é definido, no site institucional, como um “instrumento de transformação social”. “Solucionamos o problema da exclusão e distanciamento dos serviços de delivery via aplicativo dos empreendedores do setor da alimentação, sejam eles autônomos ou donos de pequenos restaurantes, lanchonetes, bares, etc., residentes em regiões interioranas, pequenas cidades e nas margens dos grandes centros urbanos”, diz o site do aplicativo.

Ainda surpreso com a seleção para o reality show, o designer confessou que a ida à ExpoFavela – o que ele já considera um grande feito para a equipe – era uma oportunidade de estar em uma grande vitrine, e que eles não esperavam ter tamanha projeção. “São dezenas, centenas de empreendedores que podem colaborar com a gente. E todos trazem produtos que não são sobre enriquecer, mas sobre gerar impacto”, atesta.

Em um dos palcos do ExpoFavela, todos os selecionados para o reality que vai ao ar na TV Globo. (Foto: Reprodução/ Instagram)

Mais cearenses em destaque

Além do Avia, outras nove iniciativas cearenses participaram como expositoras durante esta edição da ExpoFavela: Casa de Xicas, Zöy Stream – Robô Sustentável, Xibata 16cm, Projeto Hortas Comunitárias, Fritadasso, La Casa duz Vetin, Bom Viver Reformas e Giardino Buffet – as duas últimas, acelerada pela Somos Um, iniciativa fundada por Ticiana Rolim Queiroz. O Giardino Buffet foi, inclusive, finalista da premiação que teve o aplicativo de delivery como um dos selecionados.

Representantes de negócios acelerados pela Somos Um na Expo Favela, acompanhados da CEO da empresa, Ticiana Rolim Queiroz. (Foto: Divulgação)

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE