Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Conheça a primeira-dama Lia Freitas, esposa do próximo governador Elmano de Freitas

6 out 2022 | Poder

Por Redação

Lia é formada em Administração, servidora pública da Prefeitura de Fortaleza, além de graduanda em medicina

Elmano de Freitas com a filha, Maria Beatriz, e a esposa, Lia Freitas (Foto: Reprodução/Instagram @lia_freitasce)

A servidora pública Lia Freitas é a próxima primeira-dama do Estado, esposa do governador Elmano de Freitas, que venceu a disputa pelo governo do Ceará, no último dia 2 de outubro, com 54,02% da preferência dos eleitores no 1º turno.

LEIA MAIS >> Preto Zezé integra a lista das ‘500 Pessoas Mais Influentes da América Latina’ em 2022

Quem é Mário Araripe, o homem mais rico do Ceará

Lia acompanhou o até então candidato durante toda a campanha. Nas redes sociais, ela reúne registros de boa parte desses momentos, além de fases especiais da família, como o nascimento da filha do casal, Maria Beatriz. A futura primeira-dama é cearense, natural de Fortaleza, mas tem suas origens na cidade de Russas, no interior do Estado. 

“Meus pais, dona Gláucia Gondim e o seu Zilmar Freitas, moravam nos distritos de Bento Pereira e Araújo. Passei longos períodos no município em razão de os meus avós ainda morarem na cidade. Infância, juventude e já adulta. É um local que guardo com muito amor e onde mantenho uma identificação muito forte”, contou em entrevista ao Site MT.

Ela e Elmano se conheceram em 2011, e três anos depois, em 2014, se casaram. Anos depois, em 2018, nasceu a primeira e única filha do casal, Maria Beatriz. Lia reforça que sempre o apoiou na carreira política – em 2014, ano em que casaram, Elmano assumiu o primeiro mandato como deputado estadual na Assembleia Legislativa.  

“Temos algo muito importante que nos une, além do amor que sentimos um pelo outro e pela nossa pequena Maria Beatriz: a fé e o trabalho em prol das pessoas em situação de vulnerabilidade. Sempre o apoiei na carreira política, porque sei do seu compromisso e do seu olhar para aqueles que mais precisam”. 

Lia Freitas acompanhou toda a campanha de Elmano de Freitas para governador, e disse que sempre o apoiou na carreira política (Foto: Divulgação)

Vontade de ajudar o próximo

Lia é formada em Administração, mestra em Planejamento e Políticas Públicas, servidora pública da Prefeitura de Fortaleza desde 2004, e agora está cursando Medicina. A vontade de ajudar as pessoas foi o que a motivou a começar o curso. “Acho que um dos momentos vividos por nós que potencializou essa vontade foi o que vivemos durante a pandemia da Covid-19, quando muitos profissionais de saúde perderam suas vidas. Então, passado esse período mais difícil, coloquei em prática essa necessidade por meio da graduação de Medicina. Quero cuidar das pessoas, especialmente agora, que o povo escolheu Elmano e quando estarei ao seu lado, como primeira-dama do Ceará”. 

Durante a campanha de Elmano de Freitas, Lia já tinha deixado claro o desejo de atuar em pautas com foco em assistência social. Ela também quer dar continuidade ao trabalho iniciado por Onélia Santana, na gestão do governador Camilo Santana. 

“O Ceará hoje tem projetos muito bem-sucedidos e que foram liderados pela secretária Onélia Santana, a exemplo do Mais Infância, com mais de 150 mil famílias atendidas e que Elmano se comprometeu a ampliar. Tenho convicção que dar continuidade a essa política pública será muito importante para as nossas crianças”. 

“Creio também ser fundamental seguir com o trabalho de interiorização, com foco nos atendimentos especializados de saúde, voltados ao público infantil. Sou uma pessoa estudiosa e tenho aprofundado meu conhecimento especialmente nessa área”, acrescentou.

A futura primeira-dama reforça que quer promover ações de cuidados e inclusão voltadas a crianças com Transtorno do Espectro Autista, e também, com alergias alimentares e doenças raras. 

“Outro desafio é o combate a todos os tipos de violência contra os grupos vulneráveis e pessoas com deficiência, além do fortalecimento do sistema de garantia de direitos. Aproveito para trazer essa questão do combate aos crimes contra as mulheres, pois já realizei alguns projetos de pesquisa acerca de medidas de proteção às mulheres vítimas de violência no âmbito doméstico e familiar”.

Onélia Santana, aliás, é uma figura feminina muito admirada por Lia. “Já me reuni algumas vezes com ela e conversamos sobre os projetos que viraram políticas públicas no nosso Estado, um deles o Mais Infância, como citei. Além de dar continuidade a esse trabalho, queremos ainda fortalecer a atuação voltada aos grupos vulneráveis. Tudo isso será pensado de forma conjunta e com muito diálogo”. 

Questionada se pretende, no futuro, disputar um cargo político, Lia reforça que “ independentemente de estar ou não na vida pública, seu desejo é ajudar e cuidar daqueles que precisam dela e atuar para melhorar a vida das pessoas”. 

“Entendo que estar na vida pública ou ter uma atuação política é fruto de muito trabalho”. 

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE