Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3242 0333

Joriza Magalhães é escolhida desembargadora do TJCE em eleição inédita com cinco mulheres

5 fev 2022 | Poder

Por Redação

O pleito foi marcado pela presença de cinco mulheres nas primeiras colocações da lista, feito inédito em 148 anos de história da Corte

Natural de Fortaleza, Joriza Magalhães Pinheiro foi membro titular do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (Foto: Divulgação)

O Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) elegeu, na última sexta-feira (4), a juíza Joriza Magalhães como a mais nova desembargadora estadual, após figurar por três vezes entre os três juízes mais bem pontuados. Em um momento histórico, o pleito foi marcado pela presença de cinco mulheres nas primeiras colocações da lista que define o novo desembargador, feito inédito em 148 anos da Corte.

LEIA MAIS >> Patrícia Macêdo é nomeada coordenadora da Primeira Infância de Fortaleza

Izolda Cela recebe homenagem do governo do Piauí por atuação na educação

Escolhida numa relação que contava ainda com as magistradas Rosilene Ferreira Facundo e Jane Ruth Maia de Queiroga (segundo e terceiro lugar), Joriza Magalhães será a 15ª mulher a assumir o cargo de desembargadora na atual composição do TJCE. Os quarto e quinto lugares foram ocupados pelas juízas Silvia Soares de Sá Nóbrega e Andréa Mendes Bezerra Delfino.

A chefe do Judiciário cearense, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, ressaltou a relevância da lista formada por magistradas entre as primeiras colocadas:

“São mulheres que vêm construindo suas histórias, buscando seus espaços dentro da Instituição. Meus parabéns a todas.”

O Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) elegeu a juíza Joriza Magalhães como a mais nova desembargadora estadual (Foto: Reprodução)

Após a eleição, a presidente do TJCE também desejou boas-vindas à nova integrante da Corte. “É uma magistrada que sempre correspondeu a todas as expectativas da Instituição. Tenho a emoção de externar o meu carinho, minha admiração e o meu reconhecimento por todo o seu trabalho. Os nossos parabéns e votos de muito sucesso na sua vida pessoal e profissional”, destacou.

Vice-presidente do Judiciário cearense, desembargador Abelardo Benevides também cumprimentou a nova desembargadora, elogiando seu trabalho como magistrada. “É uma das melhores magistradas do estado do Ceará. Uma pessoa exemplar, de méritos inegáveis. Não obstante seu extenso currículo, o mais importante são seus valores, que conheço há mais de 20 anos, e sua atuação em prol da sociedade.”

Joriza Magalhães agradeceu os cumprimentos e falou sobre a felicidade de assumir o cargo. “É com muita honra e responsabilidade que recebo esse novo desafio profissional, sempre com o propósito de servir da melhor forma possível à sociedade. E registro que estou especialmente feliz em figurar em uma lista tríplice feminina, porque visualizo que a instituição judiciária está cada vez mais valorizando as mulheres e reconhecendo seus méritos.”

Perfil

Natural de Fortaleza, Joriza Magalhães Pinheiro bacharelou-se em Direito em 1991, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui ainda especialização em Aperfeiçoamento de Magistrados e mestrado pela UFC, além de MBA em Direito: Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em 1994, ingressou na magistratura cearense. Foi titular das Comarcas de Novo Oriente, Icó, da 2ª Vara Cível de Aracati e do Juizado Especial Cível e Criminal e 3ª Vara de Sobral. Também atuou como titular da 6ª Vara do Júri e da 9ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Fortaleza. Também exerceu suas atividades na 6ª Turma Recursal, entre 2009 e 2011.

A magistrada assumiu ainda o cargo de membro titular do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), na categoria juíza de Direito, por dois biênios. Permaneceu como juíza auxiliar da Vice-Presidência do TJCE entre 2018 e 2021 e juíza auxiliar da Presidência de 2021 a fevereiro de 2022.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE