Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

comercial@marciatravessoni.com.br
Telefone: +55 (85) 3242 0333

Redação:

conteudo@marciatravessoni.com.br
conteudo1@marciatravessoni.com.br

Neta dos fundadores do Vinho São Braz investe em nova imagem para a marca

15 maio 2021 | Poder

Por Redação

No Grupo São Braz Bebidas, Maria atua hoje na diretoria administrativa e também está à frente do marketing, onde lidera o reposicionamento da marca. (Foto: Arquivo pessoal)

Paraibana com alma cearense, Maria Braz tem 28 anos e mora em Fortaleza desde os 5 e faz parte da nova geração da família que comanda o Grupo São Braz Bebidas – detentora do vinho São Braz, bastante popular no Nordeste. Formada em Direito, ela traz a paixão pelo vinho na raiz familiar, e não tinha como seguir outro caminho. “Meus avós paternos empreenderam a comercialização de vinhos de mesa no Nordeste em 1976, com o conhecido Vinho São Braz, que trazia vinho do Rio Grande do Sul, envasava na Paraíba e vendia para todos os estados nordestinos”, conta. 

LEIA MAIS >> Como fazer drinks refrescantes com vinhos e espumantes

Leiliane Pinheiro fala sobre paixão por vinhos e como surgiu a Wine Ladies

Foi por isso que, em 2012, quando o negócio familiar se expandiu, mesmo já advogando na empresa, ela decidiu iniciar o curso de Enologia e Viticultura em Pernambuco. “Adquirimos duas vinícolas no Vale do São Francisco, em Petrolina (PE), a Vinícola São Braz e a Vinícola Mandacaru, possibilitando o fornecimento próprio da nossa principal matéria-prima, a uva. Em um momento posterior decidi atuar administrativamente nas vinícolas, me mudando e iniciando o curso”, lembra.  

“Fazer a graduação foi um proveito para me especializar na área, adquirindo conhecimentos mais intrínsecos para a administração da fazenda, agregando expertise e trazendo novas perspectivas para o negócio e para a família”, completa Maria Braz. 

Ela também realizou a qualificação de vinhos pela curadoria Wine and Spirit Education Trust (WSET). “É a principal organização internacional na área de educação em vinhos e destilados, na qual conquistei duas certificações, WSET 1 e WSET 2. Estou me empenhando para obter mais outros dois futuramente, o WSET 3 e 4”. 

Maria Braz, neta dos fundadores do Vnho Sao Braz
A família de Maria tem duas vinícolas em Petrolina (PE) (Foto: Arquivo pessoal)

No Grupo São Braz Bebidas, Maria atua hoje na diretoria administrativa e também está à frente do marketing, onde lidera o reposicionamento da marca, processo que inclui novos produtos e a reforma das vinícolas. “Para trazer um novo engajamento econômico e cultural baseado em um conceito moderno ao grupo”, pontua.

Compartilhar experiências 

Para além do ofício administrativo, Maria gosta mesmo é de compartilhar com o mundo as experiências que tem. Por isso, tem outro projeto, o MB, por meio do qual ela se dissocia do trabalho feito na empresa da família e participa de palestras e eventos sobre vinhos, compartilhando o próprio conhecimento no universo enólogo.

LEIA TAMBÉM >> Consumo de vinho por brasileiros aumenta durante o isolamento

Como fazer um drink de gin com hibisco

Um exemplo foi o convite que recebeu para participar do Divas Wine Club, uma confraria de mulheres apaixonadas por vinhos. “Outro momento especial foi participar do lançamento de uma nova coleção da loja Iury Costa, estilista que nomeia a marca e toda a esfera artística que ele propõe em seus looks. Fizemos um brunch de vinhos e drinks para receber clientes e convidadas. Uma manhã marcante e fashionista”, conta. 

Apesar do sucesso da carreira profissional, a winemaker in training – ou enóloga em formação – tem muitas aspirações. A sustentabilidade do negócio familiar é a maior meta dela. “Gostaria de ter um vinhedo com a menor intervenção possível, ampliar o portifólio atual para produtos orgânicos e sustentáveis, fruir de energia renovável para todas as empresas do grupo, promover ações sociais e educacionais… Enfim, o céu é o limite, mas o foco é no desenvolvimento de todos aqui na terra”. 

Maria Braz, do Grupo São Braz
Ela participa de palestras e eventos sobre vinhos, compartilhando o próprio conhecimento no universo enólogo. (Foto: Arquivo pessoal)
Maria também realizou a qualificação de vinhos pela curadoria Wine and Spirit Education Trust (WSET). (Foto: Arquivo Pessoal)

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE