Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Onélia Santana fala sobre propósito, cuidado coletivo e trajetória na Revista MT

19 set 2024 | Poder

Por Redação

Atual secretária da Proteção Social do Ceará, Onélia Santana destaca projetos e
atuação pela primeira infância no estado
Onélia Santana, secretária da Proteção Social do Ceará (Foto: Carlos Peixoto)

Dizem que a infância é o chão em que pisamos durante toda nossa vida, algo que Onélia Santana não apenas acredita, mas vive na prática. Peças de artesanato diversas enfeitam o escritório na sede da Secretaria de Proteção Social do Ceará, celebrando a cultura da região onde viveu sua infância, o Cariri cearense. ”O Cariri é minha base”, afirma Santana. Natural de Juazeiro do Norte, foi lá onde aprendeu a “viver uma vida em coletivo”. 

LEIA MAIS>> Trajetória da triatleta cearense Vittoria Lopes é destaque na Revista MT

Onélia é uma mulher prática, mas com amplo repertório teórico. Hoje Doutora pela Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), iniciou o percurso acadêmico na Universidade Regional do Cariri (Urca), onde cursou Letras. Ao conviver com colegas de diversos contextos, seu olhar se lançou ainda mais sobre o coletivo. Iniciava, ali, a base da profissional que hoje foca no desenvolvimento do ser humano. 

No início de sua trajetória, ainda em Juazeiro, Santana trabalhou como Secretária de Proteção Social e Secretária do Meio Ambiente. Em vivências empíricas, sempre buscou testar teorias e pesquisas desenvolvidas em cursos acadêmicos. Em seguida, casou-se com Camilo Santana, atual ministro da Educação, tornou-se mãe e veio para Fortaleza, onde deu continuidade aos estudos e trabalho. 

Idealizadora do Programa Mais Infância Ceará, Onélia comemora a entrega de mais de 600 equipamentos distribuídos em todos os municípios cearenses e o cartão Mais Infância Ceará, que, com a transferência de renda, atende a mais de 150 mil crianças visando o auxílio alimentar. “Em cada município há um agente que acompanha as famílias e pensa em políticas públicas”, comenta. “O Programa Mais Infância é uma integração de políticas públicas.” 

Leia a matéria completa na versão digital da Revista MT.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE