Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

comercial@marciatravessoni.com.br
Telefone: +55 (85) 3242 0333

Redação:

conteudo@marciatravessoni.com.br
conteudo1@marciatravessoni.com.br

Paulo Henrique Sampaio revela como a Vonixx chegou a 32 países

8 maio 2021 | Poder

Por Cintia Martins

Entre 2020 e 2021, a empresa cresceu 122%, pontua Paulo Henrique Sampaio. (Foto: Alex Campêlo)

Em 2001, o químico industrial, formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e empresário Paulo Henrique Sampaio começou a fabricar produtos para limpeza de carros de forma artesanal, conseguindo fidelizar alguns clientes em Fortaleza. Em meados de 2005, sob o nome de Quimiflex, ele registrou a primeira empresa oferecendo uma linha básica de produtos para embelezamento de automóveis. No entanto, devido ao crescimento da organização e a um reposicionamento de marca, a empresa reestruturou as atividades e passou a chamar-se Vonixx em 2012. Atualmente, a empresa cearense, que atua no segmento de estética automotiva, está presente em 32 países.

LEIA MAIS >>  Samuel Sicchierolli se torna sócio controlador e detém 95% das ações da VCI SA

Mais de mil pacientes já foram beneficiados pelo uso do capacete Elmo

“Nós sentimos a necessidade de mudar de marca para rever o posicionamento e ingressar com força total no mercado nacional. Já em 2016, começamos a querer expandir para o mercado internacional”, relembra Paulo Henrique, que atualmente ocupa o cargo de CEO da empresa. De acordo com o empresário, uma das especialidades da Vonixx é a produção de ceras, em especial as que contém em sua composição a carnaúba.

Ligação familiar

A forte ligação da Vonixx com a carnaúba começou em 1944, ano em que Félix Ferreira Sampaio, bisavô de Paulo, iniciou o cultivo das carnaubeiras na fazenda Caraúbas, localizada no município de Morada Nova. O local, tão importante para a família, continua sendo produtivo até hoje e anualmente são feitos cortes das palhas para a produção de cera utilizada no negócio do empresário.

O químico industrial e empresário, Paulo Henrique Sampaio começou a fabricar produtos para limpeza de carros de forma artesanal, em 2001. (Foto: Alex Campêlo)

“Não é mais um simples shampoo automotivo, mas, sim, um shampoo que diminui o atrito para não riscar a pintura, é uma cera com proteção de sete meses. Ou seja, são produtos especiais para tratar o carro, embelezar e aumentar a durabilidade de todas as partes do veículo”, defende. O maior propósito da empresa, pontua, é fabricar produtos de alto padrão e fáceis de usar.

A empresa e os produtos acompanham gerações de cearenses e brasileiros apaixonados por carros, prova disso, avalia o empresário, é o crescimento exponencial do negócio. “Crescemos 122% de 2020 para 2021, e estamos na mesma projeção para este ano. Os produtos estão passando de pai para filho porque carro é uma paixão mundial, passa de geração para geração. As pessoas continuam com o desejo, o sonho de ter um carro e cuidar dele”, pontua.

Segmento internacional

Atualmente, a Vonixx também está em plena ascensão internacional, estando presente em países como Japão, Estados Unidos, Espanha, Irlanda e Portugal. O projeto de internacionalização do negócio, conta, iniciou como um projeto em parceria com o Núcleo de Práticas de Comércio Exterior (Nupex), da Universidade de Fortaleza (Unifor).

Segundo o CEO da empresa, Paulo Henrique Sampaio, uma das especialidades da Vonixx é a produção de ceras, em especial as que contém em sua composição a carnaúba. (Foto: Alex Sampaio)

“Começamos a acreditar nesse projeto e contratamos alguns estagiários da própria Unifor. Conseguimos o nosso primeiro cliente internacional e fomos aumentando até o que chegamos hoje: aproximadamente 200 funcionários e presente em 32 países, produzindo quatro milhões de litros de produtos por ano”, finaliza Paulo, celebrando o sucesso alcançado.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE