Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Primeira diretora da Moura Dubeux, Eduarda Dubeux fala sobre trajetória na companhia

13 mar 2024 | Poder

Por Marília Serpa

Em entrevista à Plataforma MT, Eduarda Dubeux reforça a importância de incentivar mulheres a atuarem em cargos de liderança

Eduarda Dubeux, primeira mulher a assumir um cargo de diretoria na Moura Dubeux (Foto: Ricardo Nigro)

Advogada por formação, Eduarda Dubeux não sentia prazer na profissão que escolheu cursar na faculdade. Em 2010, tudo mudou com a sua entrada na Moura Dubeux como analista comercial. Hoje, Duda, como comumente é chamada, é diretora comercial, de marketing e de relacionamento, e carrega a conquista de ter sido a primeira mulher a assumir um cargo de diretoria na companhia.

LEIA MAIS >> Projeto da Moura Dubeux amplia participação feminina na construção civil

“Comecei como analista na área comercial e fiquei nesse setor por dois anos. A área me chama a atenção desde muito nova e foi bastante importante nesse início de trajetória na incorporadora”, pontua Duda em entrevista à Plataforma MT. Os próximos passos na carreira vieram ao assumir os cargos de analista, supervisora e, em seguida, gerente executiva, todos no setor do marketing.

Duda também atuou como gerente MD de vendas e de relacionamento. “A Moura Dubeux abriu capital na bolsa de valores, algo muito paradigmático, porque deixou de ser uma empresa familiar e ampliou aspectos como governança, sustentabilidade e alavancagem para negócios. Após a abertura de capital, assumi novas funções em gerências de venda e de marketing”, explica.

Na época, o setor de vendas da companhia passou por uma estruturação. “Liderei essa nova área que mudou o perfil de nossa experiência de atendimento ao cliente. Isso porque passamos a contar com um braço de especialistas próprios, treinados internamente e que absorveram nossa cultura MD – algo que representou um ganho imenso em qualidade e satisfação do cliente”, pontua Duda.

Antes de se tornar a primeira diretora da incorporadora, Eduarda também ajudou na reformulação dos processos e na divisão entre as regionais, etapas consideradas por ela como muito importantes pelo crescimento profissional adquirido e pela superação de desafios. Foi a partir disso que o convite para se tornar a primeira mulher na diretoria da Moura Dubeux chegou, no ano passado.

Mulheres em cargos de liderança

Para Duda, é de grande importância que mulheres ocupem posições de liderança em seus trabalhos, independente de qual área. “Tratamos isso como uma pauta estratégica na Moura Dubeux. Quando mais diversa, mais criativa e disruptiva pode ser uma companhia. Se em nossa população somos maioria, precisamos ter um número mais representativo de mulheres nas posições de chefia”, enfatiza.

Hoje, segundo Duda, a Moura Dubeux tem um número relevante de mulheres em cargos de gestão. A diretora pontua que é importante sempre ter confiança para chegar onde se deseja. “Ter mulheres na liderança deixou de ser uma luta e passou a ser uma necessidade (…) Acredito que podemos estar onde quisermos. O lugar das mulheres é e deve ser onde elas querem”, completa.

Reconhendo a importância de mulheres não somente em cargos de liderança, mas em diversos setores, a Moura Dubeux realizou, no Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, uma série de palestras nas sedes da companhia para discutir temas relacionados ao empoderamento feminino. A ocasião também possibilitou homenagens para aquelas que carregam histórias inspiradoras.

Projeto “Lugar Delas”

Pensando no bem-estar das mulheres da companhia, para além das ações realizadas no Dia Internacional da Mulher, a Moura Dubeux já contava com o projeto “Lugar Delas”. A iniciativa, que surgiu por meio da união de ideias de algumas colaboradoras de diferentes áreas da incorporadora, visando ampliar ações de estímulo à diversidade no ambiente de trabalho.

“Realizamos discussões sobre temas como empoderamento feminino, maternidade, negritude feminina, dentre outros. Hoje, a MD tem um projeto social de estímulo à formação e à capacitação de mão de obra nos canteiros de obra, e estimula muito a participação das mulheres nesse ambiente. Hoje, temos mais de 50 mulheres trabalhando nos cargos de pedreira e carpinteira“, explica Duda.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE