Psicanalista orienta como definir e cumprir as metas de 2020 sem procrastinar

Por Rosi Melo
Psicanalista orienta como definir e cumprir as metas de 2020 sem procrastinar

Você é daquelas pessoas que definem metas para o ano novo? Voltar à academia, viver um grande amor, empreender, viajar para outro continente… Sejam elas quais forem, o mais importante é saber como planejá-las e, principalmente, cumpri-las sem cair na procrastinação.

É o que aponta a psicanalista Elaine de Tomy. “É preciso ter planejamento estratégico. Antes de tudo, você precisa se perguntar que sentido quer dar ao seu ano“. Esse sentido basicamente diz respeito ao objetivo final de suas metas. Como explica a profissional: “Isso é importante porque o objetivo é o que você quer e a meta é como você vai fazer aquilo acontecer”. Portanto, seu primeiro questionamento deve ser: Para onde essas metas vão me levar?

ASSISTA >> “Qual o sentido da sua vida?”, pergunta Juan Carlos Picasso na série “Essencialmente”

Elaine de Tomy. Foto: Reprodução

Definido o objetivo, é chegada a hora de colocar as metas no papel. Elaine revela que este é o momento de manter os pés no chão. Nada de agir por impulso e traçar metas irrealistas ou desistir na primeira tentativa. “Quem coloca muitas metas também corre o risco de não realizá-las”, acrescenta. Para evitar qualquer um destes problemas, “você precisa pensar em metas mensuráveis, atingíveis e rápidas que estejam de acordo com a sua realidade”.

Além disso, a especialista ressalta a importância de enxergar as metas como plurais, abrangendo desde a área financeira, emocional, espiritual e até material. Somente desta forma é possível alcançar uma vida equilibrada. “Se uma área da sua vida não está boa, vai acabar prejudicando as outras”.

Outro elemento essencial para cumprir o planejamento do novo ano que inicia é a gestão de tempo. “A gente vive um tempo de muitas exigências, onde as pessoas são instigadas a ser multitarefas. No entanto, eu valorizo a importância de dizer ‘não’. Você precisa definir prioridades para ter uma vida mais organizada. Eu defendo “, aconselha Elaine.

Workshops

Em janeiro, Elaine de Tomy ministra dois workshops no Shopping Benfica, em parceria com o Instituto Revoar e o Grupo Memorial Preservando Memórias. No dia 16, a conversa terá como foco metas e resultados para 2020. Já no dia 30, o bate-papo será sobre estratégias de gestão de tempo. Ambos os eventos são gratuitos e iniciam a partir das 15h, no piso L2.

Foto de destaque: iStock

Veja também