Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Especialista lista cuidados para evitar unhas amareladas e fracas

24 abr 2024 | Beleza

Por Marília Serpa

Especialista e porcelanista da Casa Linda Flor, Dany Marques apontou cuidados
essenciais às unhas em entrevista à Plataforma MT
Saúde das unhas também precisa de atenção especial, sobretudo quando estão amareladas e fracas (Foto: Reprodução/Freepik)

Deficiência nutricional, infecções fúngicas e bacterianas ou consequência de alguma doença podem ser algumas das causas de unhas amareladas e fracas. No entanto, o uso de esmaltes é a razão mais comum – sobretudo os de cores mais escuras ou por tempo prolongado. Porcelanista da Casa Linda Flor, salão de beleza em Fortaleza, e especialista em unhas, Dany Marques listou alguns cuidados essenciais à Plataforma MT para amenizar o problema.

LEIA MAIS >> Especialista lista cuidados com os cabelos para quem pratica atividade física diariamente

Quando usado por muito tempo, por conta do solvente presente na composição, o esmalte acaba enfraquecendo e amarelando as unhas, explica a especialista. O solvente age para aumentar a durabilidade do produto. “É indicado deixar as unhas pintadas por quatro a cinco dias, dando uma pausa de usar até mesmo base“, pontua Dany. A especialista também esclarece que, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, unhas não respiram, mas precisam ficar sem produtos por uns dias para se recuperar.

A atenção deve ser maior quando os esmaltes usados têm pigmentação muito escura, como vermelho, vinho ou preto. Manchas brancas também podem surgir após a remoção do esmalte, independente da cor. Segundo a especialista, essas manchas surgem principalmente pelo excesso de queratina sobre as unhas. A indicação é usar bases fortalecedoras.

Unhas em gel ou porcelana

As unhas em gel ou porcelana, com durabilidade maior do que a esmaltação comum, também demandam cuidados especiais, já que as unhas “de verdade” ficam cobertas por um período prolongado. “É importante sempre fazer a manutenção na data certa e respeitar as trocas das unhas, conforme o combinado com a profissional. Para evitar problemas nas unhas, chega um momento em que é preciso retirar tudo para colocar novamente”, pontua Dany.

Procura por ajuda médica

Ainda conforme a especialista, as unhas sempre dão sinais quando é necessário buscar ajuda médica, independente do método usado. “Quando estão muito amareladas, quando as pontinhas estão muito frágeis ou quando a placa das unhas, de forma geral, estão descamando demais. Outro sinal é quando o esmalte não dura nem um dia após ser aplicado”, esclarece. Nesses casos, o especialista indicado é o médico dermatologista.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE