Além da edição: veja os bastidores da entrevista com Karim Aïnouz

Por Redação
Além da edição: veja os bastidores da entrevista com Karim Aïnouz
A sessão de fotos e a entrevista com o cineasta foram feitos na passagem dele por Fortaleza em razão do Cine Ceará. (Foto: Lucas Magno)

O dia da entrevista com o cineasta cearense Karim Aïnouz, que rendeu a capa da revista Gente por Márcia Travessoni, tem uma história à parte. O encontro com o premiado realizador havia sido confirmado bem antes da data, 29 de agosto de 2019, e aproveitaria a passagem de Karim na terra natal para lançar o longa “A Vida Invisível” no 29º Cine Ceará. A ideia era que no mesmo dia a equipe gravasse o primeiro MT Cast, produzisse conteúdo para a revista e fizesse, ainda, uma sessão de fotos.

Dois dias antes, “A Vida Invisível” havia sido anunciado como filme que representaria o Brasil na corrida ao Oscar, o que aumentou a expectativa pelo encontro com Karim – e também dispararam os pedidos de jornalistas que queriam falar com o cineasta.

No dia marcado, todos a postos, a caminho do hotel Oásis Atlântico, onde Karim estava hospedado, até que a equipe recebe a informação de que teria apenas 30 minutos com a fonte, e não boa parte da tarde, como imaginado anteriormente. E agora, como compilar toda a produção?

LEIA MAIS >> Filmes nacionais que contam a história das desigualdades raciais e sociais no Brasil

Cineasta cearense Karim Aïnouz é premiado no Festival de Cannes

A correria para montar equipamento de gravação e rever a pauta foi grande, enquanto a fotógrafa Marília Camelo preparava uma sala com iluminação especial para sessão de fotos após a entrevista. Até que chega Karim e deixa todos à vontade ao se mostrar tão nervoso quanto a equipe, porque ele estava na corrida pelo Oscar!. “Tá caindo a ficha, ainda”, disse, rindo.

Marília Camelo fez os cliques de Karim Aïnouz. (Foto: Lucas Magno)
No mesmo dia, a publisher do Site MT, Márcia Travessoni, gravou podcast com o cineasta. (Foto: Lucas Magno)

Em cerca de 20 minutos a equipe gravou o podcast, colheu material para a entrevista e, na hora das fotos, a equipe de outro veículo de comunicação já estava à espera de Karim. Sem poder perder a oportunidade fotografar o cineasta, mas também impossibilitada de levá-lo para a sala onde todo o equipamento de iluminação estava montado para a sessão, a fotógrafa Marília Camelo conduziu Karim até uma parede próxima da piscina do hotel e lá, em poucos minutos, conseguiu registros únicos de Aïnouz.

O resultado desse dia inesquecível está na revista Gente por Márcia Travessoni.

Veja também