logo

Andréia Pires indica espetáculos online para acompanhar no dia do teatro

Por Cintia Martins
Andréia Pires indica espetáculos online para acompanhar no dia do teatro
A atriz Andréia Pires indica espetáculos online, companhias e projetos ligados às artes cênicas para acompanhar e comemorar o dia do teatro. (Foto: Divulgação)

Uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade, o teatro, é celebrado nacionalmente hoje, 19 de setembro. A fim de homenagear e lembrar os artistas brasileiros dessa área, a integrante da Inquieta Cia. e pesquisadora em dramaturgias do corpo, Andréia Pires, que trabalha num percurso entre dança, teatro e cinema, indica ao Site MT espetáculos online, companhias e projetos ligados às artes cênicas para acompanhar e comemorar o dia do teatro. 

LEIA MAIS >> Laura Rios indica produções para refletir sobre questões ambientais 

Rodrigo Thomas indica filme para refletir sobre mundo empresarial

O espetáculo Metrópole, da Inquieta Cia, grupo teatral que Andreia faz parte, é a primeira indicação de produção para quem está procurando apreciar o teatro sem sair de casa. A peça está em cartaz com os atores Silvero Pereira e Gyl Giffony, que trazem o reencontro de Caetano e Charles. 

Membro da Inquieta Cia , Andréia desenvolve trabalhos que envolvem dança, teatro e cinema. (Foto: Divulgação)

“É uma peça online que fala sobre dois irmãos que passam por uma situação de conflito dentro de uma casa. Os dois irmãos vem do teatro e existe uma tensão porque o irmão mais velho deixou o teatro para ficar em casa cozinhando como confeiteiro. Enquanto, o irmão mais novo está no auge da carreira como ator, então, é uma peça muito interessante que já foi apresentada presencial, mas, em formato online se tornou ainda mais potente”, conta. As informações sobre o espetáculo estão disponíveis no Instagram da companhia.

Projetos

Um dos projetos indicados por Andreia para quem quer levar o teatro para dentro casa, é o Sesc Cultura ConVIDA!, que reúnes espectáculos online. Este final de semana está em cartaz na plataforma digital “O Rastro de Um Tropical Desespero”, com Murilo Jacintho. As apresentações cênicos ficam disponíveis depois dos espetáculos, que acontecem ao vivo. 

A atriz indica também as produções do Grupo Pavilhão da Magnólia, de Fortaleza, que tem organizado espetáculos online como parte do projeto “Casa Absurda”.  “As apresentações são pagas, para garantir a continuidade do projeto e manter viva a casa, e gratuitas”, explica. Ainda no Ceará, ela indica que o Sesc, com apoio do Sistema Fecomércio, tem organizado uma programação cultural online de shows, narrações de histórias, leituras dramáticas, oficinas teatrais, performance, entre outras ações. 

LEIA MAIS >> Victor Perlingeiro indica filme vencedor do Festival de Veneza para o fim de semana 

Natasha Pinheiro indica série da Netflix para o fim de semana

Ressignificação

Segundo Andréia, o isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus reinventou o teatro tradicional. “Tudo foi transformado. Toda nossa teatralidade, assim como nossas questões em tempo real, a arte, a presença, a arte da presença, tudo foi transformado em um novo espaço. Nos reinventamos para sobreviver e continuar trabalhando e vivendo nesta pandemia, assim também reinventamos a arte da presença no teatro”, revela Andréia. Ela conta que desse processo surgiram filmes, novas dramaturgias e vídeos, “mas sem perder a teatralidade e o risco do ao vivo”. 

Veja também