logo

Festival Varilux de Cinema Francês homenageia a Nouvelle Vague

Por Redação
Festival Varilux de Cinema Francês homenageia a Nouvelle Vague
O Festival homenageia os 60 anos do movimento artístico Nouvelle Vague com a exibição do clássico 'Acossado', de Godard, com Jean-Paul Belmondo e Jean Seberg. (Foto: Divulgação)

Mesmo em meio às incertezas causadas pela pandemia, o tradicional Festival Varilux de Cinema Francês retorna às telas do Cinema do Dragão e do Shopping Riomar Fortaleza com apoio da Aliança Francesa Fortaleza, associação que promove a língua e a cultura francesa há mais de 70 anos no Ceará. Este ano a programação, que vai até o dia 3 de dezembro, exibe 18 longas-metragens, sendo 17 inéditos, além do clássico ‘Acossado’ de Jean Luc-Godard, em homenagem aos 60 anos da Nouvelle Vague (nova onda, em português), movimento artístico do cinema francês que se insere no movimento contestatório próprio dos anos 60.

LEIA MAIS >> Por que é importante falar francês e como iniciar na língua

Como planejar e fazer um intercâmbio na França

‘Acossado’, filmado em Paris e Marselha, durante quatro semanas, narra a história de Michel Poiccard, grande fã do ator Humphrey Bogart. Após roubar um carro e matar um policial, o homem vai para Paris. Lá, conhece a americana Patricia Franchini, vendedora de jornais na avenida Champs-Élysées

No período em que foi lançado, o longa não se parecia com nenhum outro filme já produzido. Isso porque a obra rompeu com todos os códigos da linguagem cinematográfica e abriu caminho para um cinema sem tabus, inaugurando um estilo ao reinventar a maneira de filmar. A obra consagrou-se como um manifesto na arte cinematográfica, tanto nos aspectos estético e técnico, como no plano econômico.

Para completar a homenagem aos 60 anos da Nouvelle Vague, o evento também terá uma palestra virtual com Jean-Michel Frodon, crítico e ex-diretor da revista Cahiers du Cinéma. O pesquisador falará sobre o movimento audiovisual francês que teve início no fim da década de 1950. Além disso, como atividade paralela gratuita será oferecida uma mostra com oito filmes de cineastas integrantes da Nouvelle Vague

Filmes em cartaz

Além da exibição dos 17 longas-metragens inéditos e recentes da cinematografia francesa, a programação também conta com um documentário e gêneros como comédia, drama e até animação.

Com filmes de diretores consagrados e revelações do cinema feito na França, os filmes mesclam gêneros como comédia dramática, comédia romântica, animação e documentário. Um dos destaque é a comédia ‘Donas da Bola’ (2020), que conta a história do time SPAC, da pequena cidade de Clourrières, discute a presença das mulheres no futebol com ironia e leveza, apresentando nesse meio uma série de atrizes que brilham ao serem dirigidas por Mohamed Amidi.  

LEIA TAMBÉM >> Aliança Francesa promove imersão cultural que vai além do ensino da língua

Márcia Travessoni fala o que aprendeu após uma semana estudando francês

Também destaque na programação do evento, o filme ‘Verão 85’, indicado na seleção oficial do Festival de Cannes do diretor François Ozon, aborda um verão nos anos 1985, quando Alexis completa 16 anos, e ao se aventurar no mar na costa da Normandia, é salvo por David, de 18 anos. Alexis encontra o amigo dos seus sonhos, o que o leva a muitas descobertas típicas da adolescência. 

Além de ‘Verão 85’, também passaram pela seleção oficial de Cannes: “DNA” (Adn), de Maïwenn, de Louis Garrel e Fanny Ardant; “Minhas férias com Patrick” (Antoinette Dans Les Cévennes), de Caroline Vignal; e “Slalom” (Slalom), de Charlène Favier. Confira todos os filmes em cartaz, no site oficial do Festival Varilux. 

Cuidados

De acordo com a organização do evento, as salas de cinema estão com lotação máxima reduzida e cumprindo todos os novos protocolos de biossegurança exigidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como uso obrigatório de máscaras e o distanciamento social. Antes de abrir e entre as sessões, as salas são submetidas a um processo de desinfecção.

Serviço

Festival Varilux de Cinema Francês 2020

  • 19 de novembro a 3 de dezembro
  • No Cinema do Dragão (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema) e no Cinépolis RioMar (Rua Des. Lauro Nogueira, 1500, Papicu)
  • Os valores dos ingressos variam de acordo com cada rede exibidora
  • Programação completa no site oficial do Festival Varilux 

Veja também