José Guedes lança exposição virtual inspirada em pinturas sacras

Por Jacqueline Nóbrega
José Guedes lança exposição virtual inspirada em pinturas sacras
Com "Calvário", José Guedes quer propiciar um momento de reflexão em meio à pandemia (Foto: Marília Camelo)

Consolidando a imersão da arte no mundo digital como forma de vencer as limitações do isolamento social, o artista plástico José Guedes lança, nesta sexta-feira (22), uma exposição virtual. A mostra “Calvário” estará disponível a partir das 19h, nas redes sociais da Galeria Casa D’Alva.

“Quero que a exposição propicie um momento de reflexão para que nosso sacrifício nesses dias de pandemia não seja em vão! Que possamos sair melhores do que éramos antes”, disse José Guedes ao Site MT.

LEIA MAIS >> Multiarte cria mural virtual em memória de Bia Perlingeiro

‘Você precisa fazer sua parte como cidadão’, afirma médica Niedja Bezerra sobre isolamento social

Cearense vence concurso da Melissa com projeto que mescla culturas do Brasil e Japão

“Calvário” reúne 20 obras série Fênix“, na qual José Guedes reconstrói obras iconográficas da história da arte, transformando-as em objetos que passam a ideia de serem tridimensionais, quando na verdade são impressões bidimensionais em chapas de alumínio recortadas.

O foco da exposição são pinturas, desenhos e gravuras de artistas da época renascentista até a modernidade, que retratam o momento da crucificação de Cristo, e também da ressurreição.

Peças retratam momentos da vida de Jesus Cristo. (Fotos: Divulgação)

A mostra faz uma analogia com a pandemia, de retração e sacrifício , mas vislumbrando a esperança de um futuro melhor e mais humano. As peças serão disponibilizadas no Instagram e no Facebook da galeria.

Retrospectiva

Em dezembro de 2019, José Guedes anfitrionou a exposição “A obra“, que reunia trabalhos de mais de 30 artistas que têm relação com o Ceará. A mostra ficou em cartaz na galeria Casa D’Alva, que cinco anos de funcionamento, na ocasião.

Veja também