Chás de boldo e hortelã ajudam na digestão após os exageros de fim de ano; veja receitas

Por Redação
Chás de boldo e hortelã ajudam na digestão após os exageros de fim de ano; veja receitas

Ceia de Natal, almoços em família, confraternizações de última hora e o famoso ‘resto de ontem’, ou R.O., formam o combo de fim de ano que costumam nos fazer sair dos planos alimentares e exagerar nas porções de comida. O resultado costuma ser aquela sensação de indigestão, inchaço, desconforto e até mal estar. A boa notícia é que é possível reduzir os danos com chás de boldo e hortelã, receitas naturais e simples de fazer.

LEIA MAIS >> Inspire-se para sua ceia natalina com receitas veganas

Mulher e celulite: dermatologista Manoela Crisóstomo aborda causas e indica tratamentos

Segundo a nutricionista Juliana Barros, o chá de hortelã ou de boldo pode ganhar ainda o reforço de rodelas de gengibre, que tem propriedades antiinflamatórias. “Se você não quiser tomar no chá, pode colocar as rodelas de gengibre na água e tomar durante o dia”, orienta a especialista.

Chá de hortelã é uma das receitas que ajuda na digestão pós ceia de Natal

A receita de chá pós-ceia de Juliana Barros é bem prática:

  • Ferva 500ml de água. Com a evaporação, vão sobrar 350ml, que é a quantidade ideal de uma xícara de chá;
  • Acrescente uma colher de sobremesa de folhas de hortelã ou de boldo. A mesma medida pode ser usada para o extrato seco das folhas;
  • Deixe em infusão por aproximadamente cinco minutos. Se preferir, acrescente duas ou três rodelas de gengibre. Depois é só beber.

‘Cura ressaca’

Outra indicação da nutricionista é a combinação de água de côco e gengibre para repôr os eletrólitos. “Chamo essa receita de ‘cura ressaca’. Em uma garrafa, você coloca água de côco, pedras de gelo, cinco rodelas de gengibre e vai tomando ao longo do dia. É infalível”, garante Juliana.

Quem quiser garantir uma refeição completa com o efeito detox pode seguir a receita de sopa de lentilha da nutricionista Carolina Araripe. O preparo demanda um pouco mais de tempo do que os chás, mas o processo leva poucos ingredientes e que são fáceis de serem encontrados.

O passo a passo é fácil de ser reproduzido:

  • Deixe uma xícara de chá de lentilha de molho na água por oito horas. Depois, troque a água e ferva por 20 minutos;
  • Pique e refogue duas colheres de sopa de cebola, 1/2 cenoura, duas folhas de couve, um dente de alho e tempere com uma colher de chá de sal e duas colheres de sopa de azeite;
  • Triture a lentilha, com um pouco da água do cozimento, e os vegetais refogados;
  • Sirva com um tomate picado por cima.

Fotos: iStock

Veja também