logo

Rituais de limpeza e purificação para receber o novo ano

Por Redação
Rituais de limpeza e purificação para receber o novo ano
Confira dicas de rituais de purificação pessoal do professor Hélder Lima (foto) para receber bem 2021. (Foto: Arquivo pessoal)

Quase 365 dias já se passaram, e 2020 vai ficando para trás, abrindo caminho para um novo ano cheio de esperança de dias melhores. Nessa transição, rituais de limpeza e purificação para o corpo, a mente e até a casa ajudam a renovar as energias e semear o otimismo. A designer de interiores e fundadora do projeto Casa Harmonizada, Érica Portugal; e o fundador do Espaço Ram Das e professor de yoga há mais de dez anos, Hélder Lima, orientam como se preparar para o novo ano.

LEIA MAIS >> Óleos essenciais: aromaterapeuta orienta dicas sobre produto natural

Usuário de oléos essenciais relatam benefícios do produto natural

“Os rituais nos fazem presentes no presente. Quando paramos um pouco e fazemos um ritual conscientemente, penetramos na energia daquele momento e abrimos de maneira única uma infinidade de novas possibilidades em nossa vida”, diz Érica Portugal. De acordo com ela, sair do automatismo no dia a dia, por meio de um ritual de purificação da casa, por exemplo, é um caminho libertador. “Os rituais são ótimos para isso”, destaca. 

Érica Portugal. (Arquivo/MT)

“O que não vemos nos influencia muito mais do que aquilo que vemos, e estes rituais servem para ‘limpar’ e renovar aquilo que não enxergamos”, acrescenta. Para Érica Portugal, é importante que se saiba que os rituais de limpeza são como os banhos que tomamos todos os dias. “Não é porque não vemos nossa aura e de nossa casa, que ela está sempre intacta, muito pelo contrário, ela vai ficando escura e precisa ser constantemente revitalizada”, alerta. Ela orienta ainda que o ritual seja feito no penúltimo dia, ou no último dia do ano.

Limpeza da casa

O mais importante ao iniciar um rito de purificação da casa, pontua, é praticar o desapego, ou seja, se livrar de energias estagnadas presentes na casa. “O novo não vai poder entrar se o lugar já está ocupado com energias”, pondera. “Em seguida, é importante limpar bem a casa, uma faxina de verdade, só depois pode-se fazer a limpeza energética”, lembra. 

Entre os produtos utilizados para a limpeza, ela destaca o anil. “Ele tem uma propriedade de limpeza em várias esferas, contudo deve-se passar do último ambiente até a porta de entrada. Enquanto executa a limpeza com anil, imaginar tudo o que está sendo limpo na casa e na vida”, orienta. 

Além disso, o alecrim ou a lavanda, destaca, também podem ser usados na limpeza. “Deve-se passar com pano na casa toda, iniciando pela porta de entrada até o último ambiente, mentalizando tudo de melhor que se quer ter. O alecrim e a lavanda podem ser frescos (fervidos), desidratados ou em essência”, observa. 

LEIA TAMBÉM >> Os melhores espumantes para celebrar a chegada de 2021

Mesa posta para o Réveillon: confira inspirações com o tema litorâneo 

Purificação pessoal

Para que 2021 seja um ano cheio de realizações, o professor Hélder Lima, orienta fazer um ritual de purificação e projeção. Para isso ele indica sentar-se confortavelmente com a coluna ereta em um local tranquilo a fim de buscar uma conexão com o próprio interior. “Observe por alguns momentos a sua respiração que deverá ser lenta e profunda, sem forçar esta respiração, faça por um ou dois minutos”, diz. 

Além disso, ele pede que se visualize com nitidez uma vasilha de água pura no próprio colo. “Com as mãos pegue esta água e lance sobre sua cabeça, sentindo-a escorrer pela cabeça e pelo corpo; sinta que a água vai removendo tudo o que é negativo; medos, incertezas e tudo que você não precisa para sobreviver; e toda a impregnação pesada decorrente do ano que passou será removida”, ele pede para que essa etapa dure de três a cinco minutos. 

“Em seguida, sinta-se plenamente purificado nos níveis físico, energético, mental, emocional e espiritual. E desfrute por uns três minutos desta sensação maravilhosa, coloque sentimento nesta visualização; saiba que você está fazendo uma sugestão ao seu inconsciente, e quanto mais sentimento você colocar, mais eficaz ela será”, orienta.

Ele pede ainda que se afirme três vezes mentalmente e com muita convicção: “”Eu sou feliz, saudável, harmonioso (a), minha vida é cheia de abundância e prosperidade”, diz. “Faça isto em algum momento do dia 31 de dezembro e repita-o todos os dias, e se veja feliz, saudável, harmonioso, abundante e próspero, e não algo que vai acontecer no futuro”, pede. 

Veja também