Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Anitta homenageia grandes personalidades femininas durante pré-carnaval

18 jan 2023 | Moda

Por Monike Lima

Cada peça foi criada especialmente pela estilista e stylist Clara Lima

Anitta homenageia grandes personalidades femininas durante pré-carnaval (Foto: Reprodução/Instagram@anitta)

Como todos anos, o Ensaio da Anitta é uma das festas de pré-carnaval mais esperada pelos foliões e fãs da cantora. Nesta edição os visuais foram criados e pensando pela estilista Clara Lima, que teve como desafio o tema “Mulheres Guerreiras”, com o intuito de enaltecer figuras femininas históricas nacionais e internacionais.

LEIA MAIS >> Globo de Ouro 2023: veja os melhores looks do red carpet

Ethos, Negro Piche, Tropicana e mais: conheça as marcas que movimentam a Rua dos Tabajaras

Anitta abriu a temporada de shows que antecedem o carnaval, no primeiro sábado do ano (7), em um grande espetáculo musical em Salvador, com a presença de Timbalada, Psirico e Xanddy Harmonia. E passaram com a turnê pelas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Brasília, Curitiba e Santa Catarina.

Veja os looks que a cantora já usou:

  • Tieta do Agreste

O primeiro figurino escolhido pela cantora teve como inspiração a Tieta do Agreste (1977), personagem de um romance escrito por Jorge Amado, que conta a história de uma garota escorraçada de sua cidade natal por ser uma pessoa sexualmente livre.

  • Marietta Baderna

O segundo figurino foi em homenagem à Marietta Baderna, nascida na Itália e filha de uma artista e revolucionário, entrou no mundo da arte com o balé, aos 12 anos e aos 21 já era destaca como “prima ballerina assoluta”. Veio ao Brasil na época que o império escravocrata era governado por Dom Pedro II.

Baderna não era revolucionária somente na política, mas em seus costumes também, uma apreciadora dos festejos populares, do álcool e por mais que dançasse nos salões tradicionais da realeza, Marietta gostava mesmo era da rua. E foi assim que conheceu a resistência dos escravos e principalmente que se apaixonou pelas danças que coreografavam tal resistência nos corpos das mulheres negras.

A sensualidade e a força dos ritmos e danças africanas foram rapidamente assimilados por Baderna, que passou a não só frequentar as reuniões populares como principalmente a incorporar à delicadeza do balé os passos do lundu, da cachuca e da umbigada, assim, mudando a forma de dançar e se tornando uma bailarina do povo.

  • Valentina Tereshkova

Anitta incorporando em seu terceiro figurino a astronauta Valentina Tereshkova, primeira, única e mais jovem mulher a viajar sozinha ao espaço. Reconhecida como heroína pela missão de sucesso no ônibus espacial Vostok 6, em 1963, que recebeu honrarias de líderes do mundo todo.

O look transmite o poder das mulheres em ocupar novos lugares com coragem, e a estética remete às roupas espaciais com o uso dos tecidos metalizados, destacando os brincos, criados pela designer de joias Flávia Madeira.

  • Anita Garibaldi 

No último domingo (15), Anitta levou ao palco a revolucionária Anita Garibaldi, sempre engajada em causas sociais e políticas, participou da Revolução Farroupilha, na batalha dos Curitibanos. Também na Itália na Batalha de Gianicolo, onde lutou para a unificação do país, assim levando o título de “heroína dos dois mundos”. O figurino foi inspirado na obra Alegoria da Revolução de Johann Moritz Rugendas.

  • Barbarella

Neste fim de semana, Anitta homenageou Barbarella, uma série de história em quadrinhos para adultos, criada em 1962 pelo ilustrador e escritor francês Jean-Claude Forest. Trata-se aventureira espacial do futuro, com tendências ninfomaníacas que usa o corpo e a sexualidade para conquistar e derrotar os seus oponentes.

  • Maria Bonita

Anitta subiu ao palco em Recife homenageando a personalidade Maria Bonita, esposa de Lampião, líder do cangaço no Nordeste. Conhecida pela força e independência por trocar uma vida tradicional pelos anos no cangaço, a cantora escolheu Maria pela garra que ambas tiveram para encarar o mundo.

Os acessórios usados por Anitta vieram diretamente do Cariri, feito especialmente pelo Mestre Espedito Seleiro que confeccionou o par de botas, bracelete e cartucheira.

  • Guerreira Brasileira

A Gril From Rio trouxe um look com as cores da bandeira do Brasil com recortes ao longo do corpo.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE