Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

CLT Core: entenda a estética office look usada por Bruna Marquezine no PFW 2024

29 fev 2024 | Moda

Por Marília Serpa

Bruna Marquezine evidenciou a estética CLT Core em look assinado pela grife Saint Laurent, usado no primeiro dia de Paris Fashion Week 2024

Bruna Marquezine para o desfile da Saint Laurent na PFW 2024 (Foto: Reprodução/X)

Bastou Bruna Marquezine surgir usando top frente única e saia lápis no desfile da Saint Laurent, no primeiro dia de Paris Fashion Week 2024, na última terça-feira (27), para a internet abordar sobre uma estética de moda que tem se fortalecido nos últimos meses: a CLT Core. A tendência é inspirada em looks mais formais utilizados em escritórios, com “CLT” fazendo referência ao ambiente de trabalho.

LEIA MAIS >> Camisa invertida vira tendência entre it-girls parisienses; veja como usar

A CLT Core consiste, essencialmente, em escolher um office look – ou aparência de escritório, em tradução literal – não somente no ambiente de trabalho, mas fora dele, de forma a priorizar peças de alfaiataria, cortes retos, scarpins e sapatos fechados, cores sóbrias e tons neutros. O foco é criar um estilo mais clássico, elegante e atemporal, que pode ser incrementado com o uso de acessórios.

Bruna Marquezine para o desfile da Saint Laurent na PFW 2024 (Foto: Reprodução/X)

A atriz Bruna Marquezine parece ter levado a estética à risca ao usar um look todo assinado pela grife Saint Laurent, quase que passando uma mensagem de “Vim do trabalho, com minha roupa de escritório, para um dos mais importantes eventos de moda do mundo”. A escolha fugiu das indumentárias cheias de fashionismos usadas nas semanas de moda e impactou de forma única.

CLT Core nos holofotes da moda

A tendência parece ter surgido inicialmente nas redes sociais, por meio do resgate de uma cena do filme “O Diabo Veste Prada” no ano passado, quase 20 anos depois do lançamento da trama, em que a modelo brasileira Gisele Bündchen aparece no trabalho com um look de escritório. O que chama atenção, no entanto, é a armação de óculos de grau com aros finos usada pela personagem.

Personagem de Gisele Bündchen em “O Diabo Veste Prada”, filme de 2006 (Foto: Reprodução/X)

Em seguida, alguns fortes nomes da moda, como a modelo Bella Hadid, logo surgiram usando armações de óculos de grau que passavam a mesma mensagem, em conjunto com produções CLT Core. A estética também se tornou viral no TikTok, com criadoras de conteúdo usando looks com “a cara” de escritório e falando sobre mais uma tendência que se introduziu no universo da moda.

LEIA TAMBÉM >> Meias vermelhas em alta; veja como usar a tendência

Bella Hadid usa look seguindo a estética CLT Core (Fotos: Reprodução/Instagram Bella Hadid)

O fortalecimento da tendência também aconteceu por meio da coleção de Inverno 2023 da Miu Miu, a qual trouxe alfaiataria, cardigans e mix de acessórios como foco, por meio das armações de óculos de grau e dos modelos de sapatos kitten heels. Assim, a moda parece viver mais um retorno de clássicos, para além da cintura baixa e da sapatilha, com peças atemporais de looks corporativos.

Coleção de Inverno 2023 da Miu Miu (Fotos: Reprodução/Instagram Miu Miu)

Tendências que se aproximam da vida real

A estética CLT Core, para além da ideia de looks formais de escritório, é uma tendência que pode ser julgada como mais fácil de ser seguida no dia a dia, caminhando na contramão de produções que parecem fugir da realidade daquilo que é, de fato, “usável”. As propostas mais realistas, ainda que com toques fashionistas mais sutis, carregam o sentimento de algo mais prático de ser aderido na moda.

Nem sempre a alfaiataria justa, como a saia lápis usada por Bruna Marquezine, é a única opção. A CLT Core também pode ser caracterizada por tamanhos oversized, com blazers mais robustos, conjuntos, sapatos fechados ou scarpins. A presença de sapatilhas também é uma opção para incrementar looks de escritório, além de camisas com golas, que podem vir por baixo de outra peça.

Alfaiatarias em tamanhos maiores também são peças chaves da CLT Core (Fotos: Reprodução/Instagram)

Alfaiatarias em tamanhos maiores também são peças chaves da CLT Core (Fotos: Reprodução/Instagram)

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE