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Marina Fontanari, criativa da marca cearense Patú, fala sobre inauguração de loja em SP

6 mar 2024 | Moda

Por Lianne Ceará

Fundada em 2021, a Patú tem direção de Marina e Diana Carla, mãe e filha; loja de Fortaleza continua em pleno funcionamento

Mãe e filha conduzem a marca de roupas cearense Patú, inspirada nas cores e design do Sertão Central do Ceará
Marina Fontanari, diretora criativa da marca, e Diana Carla, diretora comercial (Foto: Divulgação)

Quando Marina Fontanari, diretora criativa da Patú, fecha os olhos e lembra da infância em Senador Pompeu, no Sertão Central do Ceará, visualiza seu bisavô vestindo um conjunto de linho marrom e, nos pés, uma sandália franciscana. Marina fundou a marca cearense ao lado de Diana Carla, sua mãe e diretora comercial da empresa. A memória do bisavô de Marina e avô de Diana, hoje, serve como bússola para todas as empreitadas do negócio. Nesta quinta-feira (7), a dupla dá o pontapé em mais uma iniciativa, com a inauguração de uma loja em São Paulo.

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O novo endereço, mesmo distante do Ceará, é um pedaço do Sertão Central na Vila Madalena. Localizado na Rua Girassol, 320, foi arquitetado pelo escritório cearense Studio Chão, da dupla de arquitetas Luana Bezerra e Neuza Lima. Em Fortaleza, a sede da Patú localizada na Rua Antônio Augusto, 819, continuará em pleno funcionamento.

Em menos de três anos de abertura, a marca já conquistou personalidades e lugares de prestígio – recentemente a atriz Claudia Raia apareceu usando um vestido da marca em postagem no Instagram.

Para Marina, o segredo é se manter fiel ao propósito e às origens, como exemplo do marrom que coloria a roupa do bisavô. “A gente vê as semanas de moda, as cores do ano da Pantone, vê que o vermelho está em alta e fala muito disso, mas eu sempre vou ter o marrom predominante. Eu insisto muito no marrom”, revela.

Marca nasceu para dar visibilidade à história de Senador Pompeu

“Começamos para contar uma história meio familiar, uma forma de homenagem, de trazer visibilidade para onde a gente vem, é uma história muito forte de um local esquecido pela História”, afirma Marina. A história ao qual a criativa da marca se refere é a do Sítio Histórico do Patu, um dos ‘campos de concentração da seca’, localizado na cidade que que foi, inclusive, tombado no ano de 2022. Para além disso, a marca Patú busca mostrar outras faces do sertão para além das caricatas.

“A gente vê essa visibilidade que a gente vem conquistando e sem cair naquela caricatura, sem cair naquela coisa apelativa. A gente tá conquistando nosso espaço contando nossa história da nossa maneira, então isso é muito legal”, conta Marina.

Próximos passos

Por enquanto, a energia das fundadoras estará concentrada nas duas lojas. Diana fica no Ceará comandando a loja de Fortaleza e a produção, que é 100% cearense, e Marina, na loja de São Paulo. E, em maio, a marca deve lançar uma submarca com produtos de casa chamada Taipa.

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