Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Met Gala 2023: o que esperar do baile fashion em homenagem a Karl Lagerfeld?

24 abr 2023 | Moda

Por Tainã Maciel

A equipe da Plataforma MT convidou o pesquisador Felipe Vasconcelos para indicar as possíveis inspirações de looks

Dua Lipa será uma das anfitriãs do Met Gala 2023 (Foto: Reprodução/Twitter)

Falta apenas uma semana para a próxima edição do Met Gala, um dos eventos mais icônicos do universo da moda. Na próxima segunda-feira (1º), uma lista seleta de convidados desfilará no The Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque, com roupas inspiradas no tema “Karl Lagerfeld: A Line of Beauty”, em homenagem ao famoso designer alemão que faleceu em 2019. Em vista disto, a equipe da Plataforma MT convidou o pesquisador Felipe Vasconcelos para indicar o que podemos esperar da edição de 2023.

LEIA MAIS >> Quem foi Mary Quant, estilista que popularizou a minissaia na década de 1960

Silvia Braz e família estrelam campanha da Animale para o Dia das Mães

Da Chanel tradicional ao surrealismo da Chloé

A carreira de Lagerfeld na moda durou mais de sete décadas. Nascido na Alemanha, ele foi diretor criativo da Chanel por mais de 30 anos e eternizou o legado de Gabrielle Chanel. O designer também marcou a história passando por outras casas como Balmain, Fendi e Chloé. Dessa forma, uma gama de visualidades pode ser explorada no Met Gala em 2023 desde o próprio visual de Karl (rabo de cavalo, terninho e camisa de gola alta, óculos escuros e luva de couro) às suas criações que sempre tiveram a ousadia como um fator chave.

A trajetória de Karl Lagerfeld será tema do baile em 2023 (Foto: Reprodução/Twitter)

Por exemplo, muitos convidados do baile fashion provavelmente vão explorar elementos relacionados a Chanel – a escolha mais óbvia. “Os looks tradicionais da maison englobam pérolas, o casaqueto de tweed, o sapato de ponta bicolor em várias abordagens, desde a mais clássica high chic possível ao flerte com o streetwear. Uma repaginada desses looks numa pegada mais urbana até a alta costura pode ser uma aposta interessante, como os vestidos de noiva apresentados ao fim de cada coleção”, comenta Felipe, que também é criador de conteúdo de moda para sites e revistas especializadas.

Já quem deseja apostar na Fendi para o Met Ball pode resgatar uma moda mais sensual, vista nas coleções da marca na virada do milênio. “O monograma de duplo ‘efes’ desenhado por ele na década de 1960 até hoje é bastante explorado pela casa onde ele dava vazão muitas vezes a um estilo mais sexy e que ironicamente mostra muito do que se vê hoje nas passarelas em vestidos assimétricos de chiffon, transparências mais ousadas e comprimento de tamanho mini”.

Para os convidados que optarem pela “fase” Balmain e Chloé, Felipe Vasconcelos prevê abordagens mais clássicas e bem humoradas. “O acesso a elas é um pouco mais difícil, pois são peças com mais de 60 anos, no caso da Balmain, onde a silhueta ampulheta clássica de ombros bem marcados e chapéus que cobrem parte do rosto – flertando com o New Look – é basicamente o desenho da maioria das peças que há pouco tempo foram revistas pelo atual diretor criativo da casa, Olivier Rousteing, tanto na coleção de outono 2023 quanto na coleção masculina prévia de outono 2023″.

Com peças mais surrealistas, a Chloé também pode inspirar looks diferenciados. Lagerfeld trabalhou na marca francesa nas décadas de 1970 e 1990. “A pegada é mais surrealista com estampas em trompe l’oeil e uso de acessórios divertidos, que não deixam de ser sofisticados e criam um resultado visual bem menos sisudo do que o apresentado muitas vezes na Chanel”, comenta Felipe.

Chloé, Primavera 1994 (Foto: Reprodução/Twitter)

Como inovar no Met Gala?

Existem muitas perspectivas do universo Karl Lagerfeld para serem exploradas, mas como os convidados podem unir a homenagem com um toque de inovação? “Os stylists, designers e os convidados têm na mão várias inspirações já que o Karl conseguiu transitar entre o pop e o cult na carreira. E como inovar? Injetando doses do melhor acessório que se pode ter: personalidade. Um bom look é só mais uma peça de tecido se quem o veste não tem personalidade, não se destaca pelo que é ou que escolhe a roupa apenas pelo ‘impacto’ dela. Os tempos são outros e muitas pessoas já não são simples cabides do que vestem”.

via GIPHY

Figura polêmica

O legado de Lagerfeld na moda é imenso, mas apesar de ser progressista em seus desenhos, o estilista era uma personalidade controversa e chegou a se envolver em polêmicas por idolatrar a magreza, além de ser acusado de xenofobia.

“Creio que ter ciência das falas problemáticas dele é um bom começo para uma discussão do que queremos ver dos artistas da moda daqui pra frente. O que ele fez na moda gerou um impacto e ainda vai inspirar grandes mentes que saberão reconhecer que ele foi um gênio, mas um homem problemático, e melhorar nesse sentido para que tenhamos de fato uma moda mais inclusiva e menos excludente”.

Desde o anúncio do tema do baile de 2023, o universo da moda perdeu grandes gênios da moda, como Issey Miyake, Vivienne Westwood e Thierry Mugler, que estiveram à frente de casas com pautas políticas desenhadas e que poderiam fazer bonito como tema de um Met Ball. Será que no próximo ano veremos retrospectivas desses designers que também marcaram a história?

Yseult veste Mugler (Foto: Reprodução/Instagram)

Lista seleta

A exposição “Karl Lagerfeld: A Line of Beauty” estará em exibição a partir de 5 de maio, no The Metropolitan Museum of Art, com quase 150 peças originais do estilista que abrangem a carreira de Lagerfeld dos anos 50 até 2019. A mostra também vai relembrar trabalhos dele como diretor criativo.

Já no Met Gala, as escadarias do museu vão receber as maiores estrelas de Hollywood e da indústria da música. Neste ano, os anfitriões do evento são celebridades da música, cinema, TV, moda e esportes. Os nomes são: Penélope Cruz, Roger Federer, Dua Lipa, Michaela Coel e Anna Wintour, que serão responsáveis por conduzir a noite. 

via GIPHY

A escolha de Penélope Cruz como uma das anfitriões é significativa e marca um ponto de conexão com o homenageado da noite. A atriz foi escolhida por Lagerfeld como embaixadora da Chanel e, em 2019, usou uma peça feita por ele, no desfile que marcou a última coleção criada pelo estilista para a grife. 

O Met Gala 2023 acontecerá no dia 1º de maio, seguindo a tradição do evento de ser realizado na primeira segunda-feira do mês.

via GIPHY

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE