Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

SPFW N57: Catarina Mina une artesanato cearense à alfaiataria clássica

12 abr 2024 | Moda

Por Tainã Maciel

O desfile emocionante, seguiu o tema “Guardiãs da Memória”, homenageando as artesãs que preservam a tradição do ofício

SPFW 57: Catarina Mina une artesanato cearense à alfaiataria clássica
Celina Hissa, fundadora da marca Catarina Mina, no SPFW N57 (Foto: Marcelo Soubhia/ @agfotosite)

Nesta sexta-feira (12), a marca cearense Catarina Mina estreou no maior evento de moda do Brasil, o São Paulo Fashion Week. O desfile emocionante, seguiu o tema “Guardiãs da Memória“, homenageando as artesãs que preservam a tradição do ofício.

LEIA MAIS >> SPFW N57: Marina Bitu leva o Cariri cearense para a passarela do evento

SPFW N57: Patricia Viera apresenta coleção com couro, franjas e mosaicos

E quem está por trás das roupas de Catarina Mina? A trilha sonora do desfile apresentava cada uma das artistas responsáveis pela construção dos 40 looks feitos à mão em seis técnicas artesanais. “Não existe artesanato sem as artesãs, o nosso desfile é uma homenagem a elas”, afirma Celina Hissa, fundadora da marca.

Técnicas artesanais

Na passarela, a marca apresentou técnicas, como o filé, bordado característico da cidade de Jaguaribe, e o bilro, arte das rendeiras de Trairi, além do labirinto, técnica em extinção que pode ser apreciado também nas joias.

A coleção trouxe trabalhos com palha de carnaúba e palha do croá, que são extraídas, respectivamente, de palmeiras e plantas, e transformadas em tecido usado em vestíveis e bolsas. O bordado e o crochê, técnica DNA da marca, integram a coleção.

Para a estreia no SPFW, Catarina Mina também expôs um novo estudo de modelagem que agrega a ancestralidade dos saberes das artesãs à alfaiataria clássica, presente nas peças de linho e de seda puros, esta última com estampa exclusiva feita para o desfile na SPFW.

Ao final do desfile, Celina Hissa agradeceu ao público acompanhada das artesãs que produziram as peças da coleção, em um momento emocionante.

Veja fotos do desfile, por Gabriel Cappelletti, Marcelo Soubhia e Rafael Caetano.

Tradição cearense

Há cerca de 18 anos, a marca promove ações para valorizar e preservar a prática de artesanato, a partir do protagonismo e empreendedorismo das artistas cearenses. Com uma rede composta por 31 comunidades e 450 artesãs, sendo 99% mulheres, em seus métodos de trabalho envolve também designers, e com isso busca valorizar junto aos consumidores a longevidade do saber artesanal.

Criada com o propósito de provocar impacto social, Catarina Mina é membro do Pacto Global da ONU, e está comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco especial na erradicação da pobreza (ODS 1), redução das desigualdades (ODS 10), igualdade de gênero (ODS 5) e produção e consumo responsáveis (ODS 12).

Assista ao desfile na íntegra:

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE