Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Camilo Santana assina memorando de entendimento que prevê transporte público movido a hidrogênio verde

21 set 2021 | Notícias

Por Redação

A assinatura do documento aconteceu na segunda-feira (20) durante transmissão ao vivo nas redes sociais. (Foto: Divulgação)

O governador Camilo Santana assinou mais um Memorando de Entendimento para instalação de um projeto de transporte público movido a hidrogênio verde. O projeto é uma parceria com a Neoenergia, empresa controlada pelo grupo espanhol Iberdrola. A ideia pioneira faz parte da estratégia estadual de focar nas energias renováveis, como uma alavanca de desenvolvimento econômico e sustentável, e conta com apoio e parceria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). 

LEIA MAIS >> Governo do Ceará deve investir U$ 6,95 bilhões em usina de hidrogênio verde

Maia Júnior detalha o que é hidrogênio verde e porque ele é promissor no Ceará

No projeto “Corredor Verde”, Fortaleza será a primeira cidade no Brasil a utilizar hidrogênio verde em mobilidade urbana, com a utilização de Ônibus fuel cell. O projeto piloto será feito na capital cearense, e a meta é chegar a 18 pontos de abastecimento de energia limpa. Depois o projeto será ampliado para 70 municípios, sendo seis capitais nordestinas, atendendo um total de 66% dos Estados do Nordeste para beneficiar até 37 milhões de pessoas.

Hidrogênio verde é a energia do futuro, e esse projeto da Neoenergia é uma ideia pioneira, movida a hidrogênio verde, e faz parte da construção mundial das energias renováveis, e faremos parte da descarbonização do planeta. É uma condição que não tem mais volta. Eles (Iberdrola) já estão construindo a sua usina de hidrogênio verde lá na Espanha, e por isso estamos assinando agora o memorando, muito felizes por essa iniciativa aqui no Ceará, e colocamos aqui toda a equipe do governo à disposição para poder construir esse projeto”, explicou Camilo Santana.

Camilo detalhou que o Estado busca reduzir a emissão de poluentes com novos investimentos, além de ampliar as oportunidades de negócios e geração de empregos no Ceará, para assim impulsionar a economia do Estado. “Nós criamos um grupo de trabalho com o HUB do Hidrogênio Verde no Ceará, por isso partimos na frente desse processo, e o hidrogênio verde é estratégia de Estado para o Ceará”, afirmou o governador do Ceará.

O presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, participou da solenidade. (Foto: Divulgação)

Energia limpa 

A Neoenergia, empresa integrada de energia que atua nos quatro segmentos do setor elétrico: geração, transmissão, distribuição e comercialização, já tem plantas de produção do combustível na Europa, onde tem sede, e deve desenvolver esse novo projeto no Ceará.

LEIA TAMBÉM >> Grupo Jacauna inaugura usina solar e de reflorestamento no semiárido cearense

Camilo Santana assina memorando de entendimento para instalação da Usina de Itataia

A ideia é buscar reduzir a emissão de poluentes com novos investimentos e ampliar as oportunidades de negócios e geração de empregos no Estado, para assim impulsionar a economia local. Já o hidrogênio verde (H2V) é produzido através de fontes renováveis e é atualmente considerado o pilar da transformação energética mundial por poder ser obtido através da eletrólise da água, uma fonte livre de carbono.

(Foto: Divulgação)

Autoridades presentes

A  solenidade aconteceu na segunda-feira (20) durante transmissão ao vivo, e contou com a presença do presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante;  o Superintendente Corporativo e Negócios Hidrogênio Verde da Neonergia, David Del Prado; o Gerente de Explotação Corporativo e Negócios Hidrogênio Verde Neonergia, Tatsumi Igarashi; o Gerente de Desenvolvimento e Projetos da Neonergia, Valdenia Barros; o vice-presente da Fiec e da Secretária Executiva da Indústria da Sedet, Roseane Medeiros; o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Júnior; a secretária da Fazenda (Sefaz), Fernanda Pacobahyba; a secretária da Educação (Seduc), Eliana Estrala; o secretário da Infraestrutura (Seinfra), Lucio Gomes; o secretário do Meio Ambiente (Sema), Arthur Bruno; o secretário dos Recursos Hídricos (SRH), Francisco José Coelho Teixeira; o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda; e o presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP S.A.), Danilo Serpa

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE