Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Publieditorial

Entenda a origem e como funcionam as Alianças Francesas

18 fev 2021 | Notícias

Por Redação

Instituição sem fins lucrativos presente em 132 países, a Aliança Francesa visa promover a língua e a cultura francesa fora da França. Nessa perspectiva, a rede atende mais de 500 mil alunos, além de emitir diplomas específicos de proficiência linguística e realizar eventos culturais diversos. Em entrevista ao Site MT, o diretor da Aliança Francesa Fortaleza, Marc Ellul, afirma que a instituição também visa: “apresentar melhor a cultura francesa e as culturas francófonas, em todas as dimensões”. Difundir a cultura francófona, portanto, também é uma das missões da entidade. 

LEIA MAIS >> Aliança Francesa promove eventos que estimula imersão cultural no idioma francês

Francofonia: como os países de língua francesa interagem culturalmente 

“As alianças francesas nascem geralmente de iniciativas locais e estão muito integradas na vida dos países. Regidas pelo direito local (na maior parte dos casos sob forma associativa) são independentes da Alliance Française de Paris, tanto estatutária como financeiramente e funcionam em relação à sede parisiense como franquias”, explica ele.

Além de oferecer uma imersão cultural, a instituição se diferencia das demais no ensino do francês, segundo Marc, porque é a única reconhecida pelo Ministério da Educação Nacional Francês. “Temos métodos pedagógicos e recursos técnicos mais avançados no ensino do idioma. Além disso, a rede brasileira conta com 36 Alianças Francesas, distribuídas por praticamente em todo o país”, destaca.

Além de ter acesso à biblioteca física, o aluno da Aliança Francesa Fortaleza tem a disposição a Culturateca, uma biblioteca digital com muitos recursos em francês. (Foto: Alex Campêlo)

Nessa perspectiva, o diretor reforça que na instituição a descoberta da cultura francesa e francófona está totalmente integrada no ensino da língua. “A inscrição numa Aliança dá acesso a plataformas digitais com muitos recursos culturais, incluindo Culturateca, uma biblioteca digital com muitos recursos em francês”. 

Origem 

De acordo com Marc, a Aliança Francesa de Paris foi criada em 21 de julho de 1883, por iniciativa de Paul Cambon, então chefe de gabinete de Jules Ferry. Já no Brasil, explica ele, a instituição está presente desde 1885. “O primeiro centro foi fundado no Rio de Janeiro, apenas dois anos após a criação da sede, em Paris. Isto explica-se pelo fato de que muitos brasileiros da burguesia eram francófonos e francófilos, uma vez que nessa época a França era referência cultural, intelectual e científica”, diz. 

LEIA TAMBÉM >> Por que é importante falar francês e como iniciar na língua

Como planejar e fazer um intercâmbio na França

Ampla atuação 

Já no Nordeste do Brasil, explica Marc, as Alianças Francesas estão agrupadas em um pólo que executa um trabalho em conjunto na formação dos professores, além de desenvolver projetos culturais em comum como o Festival da Canção Francesa, o Prêmio de Fotos Alianças Francesas do Brasil e o Mês da Francofonia. “Em Fortaleza, a Aliança Francesa existe há mais de 70 anos, e visa promover a língua e a cultura francesa no Ceará”, salienta. 

Final nordestina do Festival da Canção Francesa, em Aracajú (SE), em 2019. (Foto: Divulgação/Aliança Francesa)

Cursos

Para quem tem interesse em estudar na Aliança Francesa, Marc informa que a instituição oferece cursos intensivos com turmas em janeiro e julho; semi-intensivos com turma em abril e outubro; e em qualquer data do ano através de aulas particulares, a chamada “à la carte” para uma ou mais pessoas. Além disso, os alunos também podem participar de ateliês de conversação, clubes de leitura e aperfeiçoamento.

Aliança Francesa Fortaleza

  • Rua Catão Mamede, 900 – Aldeota
  • Mais informações: (85) 3244.7887 ou (85) 98163.6250

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE