Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Espedito Seleiro completa 80 anos com grande legado; veja momentos importantes da carreira

29 out 2019 | Notícias

Por Bruno Brandão

Natural de Arneiroz, no sertão dos Inhamuns, Espedito Veloso de Carvalho, conhecido como Espedito Seleiro, tornou-se um dos principais marcos da cultura nordestina. Nesta terça-feira (29), esse filho ilustre do Ceará completa 80 anos. A comemoração em Nova Olinda começou cedo, na calçada do seu ateliê, com direito a bolo decorado com traços coloridos da sua marca. A programação festiva segue durante o dia com missa de ação de graças e show de forró com Joquinha Gonzaga, ritmo que Espedito, como costuma dizer, gosta desde menino.

Espedito celebrando seu aniversário de 80 anos, na manhã desta terça (29), em Nova Olinda – Foto: Reprodução Instagram

Filho de Raimundo Pinto de Carvalho e Maria Pastora Veloso, foi em Nova Olinda, no Cariri cearense, que ele criou raízes e deu início ao que seria uma grandiosa carreira, reconhecida no mundo inteiro. A primeira sapataria veio com o intuito de dar continuidade ao ofício do pai, depois virou o principal sustento da família. Vindo de uma família de vaqueiros e seleiros, era com o couro que ele estava destinado a criar carreira.

<< LEIA TAMBÉM:
Espedito Seleiro é homenageado pelo Troféu Sereia de Ouro
Exposição revisita 80 anos de vida e trabalho do artesão

Foi seguindo essa tradição, inserindo sua identidade, que ele começou a trilhar o sucesso. Separamos alguns momentos em que a arte de Espedito foi reconhecida e recebeu grande destaque:

Marquês de Sapucaí

No Carnaval deste ano, Espedito foi homenageado pela escola de samba carioca União da Ilha do Governador. Com o enredo “A Peleja Poética entre Rachel e Alencar no avarandado do céu”, a escola ressaltou a cultura cearense. Ele desfilou em carro alegórico ao lado do estilista Ivanildo Nunes e do designer de moda Lindebergue Fernandes.

SPFW

Em 2005, o artesão colocou suas peças pela primeira vez no São Paulo Fashion Week (SPFW), principal evento de moda do país, com calçados feitos para o desfile da marca Cavalera. Em 2019, esteve novamente na passarela durante o desfile da Amapô, desenvolvido em parceria com o curso de Moda do Senac Crato.

Desfile da Amapô, em setembro deste ano, no São Paulo Fashion Week – Foto: Zé Takahashi/ FOTOSITE

Parcerias

Irmãos Campana, Farm e Cantão são só algumas das marcas importantes do mundo da arquitetura e moda que fecharam parceria com o cearense. Peças como cadeiras, bancos e itens de vestuário de grandes grifes ganharam os traços coloridos típicos do artesão, que iniciou a carreira fazendo selas.

Cinema

Em 2000, com o filme “O Auto da Compadecida“, do diretor Guel Arraes, sua arte foi para a tela grande, com peças utilizadas no figurino do longa-metragem.

Prêmios

Espedito Seleiro já foi agraciado com o título de Mestre da Cultura Tradicional Popular do Ceará, concedido pelo Governo do Estado; a Ordem do Mérito Cultural, da Presidência da República; e, recentemente, o Troféu Sereia de Ouro, do Sistema Verdes Mares.

Espedito entre os homenageados do Sereia de Ouro – Foto: Eri Nunes

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE