logo

Governo do Estado inaugura Casa do Artesão Cearense

Por Redação
Governo do Estado inaugura Casa do Artesão Cearense
Casa vai abrir artesãos do interior do estado que precisam de estadia em Fortaleza. (Foto: Divulgação/Ari Gomes)

A fim de fortalecer o artesanato local, o Governo do Estado do Ceará inaugurou na última quinta-feira (17), a Casa do Artesão Cearense – Diomar Freitas Dantas, que irá receber, por agendamento, artesãos do interior do estado que precisam de estadia na capital. A inauguração do equipamento foi feita pela primeira-dama do Ceará, Onélia Santana; pela titular da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França; pela coordenadora da Central de Artesanato do Ceará, Patricia Liebmann, e por representantes do sindicato e da associação dos artesãos.

LEIA MAIS >> Camilo Santana anuncia novos investimentos no Programa Mais Infância Ceará 

Onélia Santana defende união entre Estado e municípios em prol da primeira infância durante seminaria internacional

“É mais uma demanda que o Governo do Ceará atende em benefício do artesão. Entregamos  hoje essa casa linda que vai servir como ponto de apoio para que os artesãos possam vir a Fortaleza comercializar seus produtos, comprar materiais e participar de eventos com todo o conforto e sem custos de hospedagem”, destacou a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana. 

Na ocasião, ela ressaltou que o setor tem o reconhecimento do governador Camilo Santana, que garantiu conquistas históricas para os artesãos nos últimos anos como a isenção fiscal do ICMS e a Certificação da Autenticidade dos Produtos Artesanais e de Reconhecimento das Obras de Arte Popular Cearenses (Selo Ceart) com o intuito de melhorar a qualidade do legítimo artesanato. O estado ganhou ainda mais um ponto de comercialização do artesanato cearense com o Centro de Rendeiras da Prainha, em Aquiraz.

(Foto: Divulgação/Ari Gomes)

Com uma estrutura que comporta até 50 artesãos, o espaço possui dormitórios masculinos e femininos, cozinha completa, banheiros, sala de convivência e jardim. “Essa foi uma demanda muito pertinente do setor que nos foi apresentada e recebeu grande apoio da primeira-dama Onélia Santana, que tem uma sensibilidade sem tamanho para o artesanato cearense. Acreditamos que estamos conseguindo ofertar, aos nossos artesãos, um local gratuito e confortável para que eles se acomodem enquanto realizam entregas de produtos na CeArt, compram material ou resolvem outras questões na Capital”, afirmou a titular da SPS, Socorro França.

A artesã Lúcia Raimundo, presidente da Associação das Artesãs de Imóvel Maceió (Arrima), de Itapipoca, destacou as expectativas com a abertura do espaço. “Muitas vezes, temos que ir para Fortaleza e voltar no mesmo dia, em viagens cansativas, porque não temos onde ficar. Essa Casa é uma realização para nós, estamos todos muito felizes e só temos a agradecer por todo o apoio que recebemos do Estado”.

LEIA TAMBÉM >> Onélia Santana apresenta Programa Mais Infância Ceará no Espírito Sant

Com apoio do Governo do Estado, artesanato cearense é tema de exposição em museu no Rio de Janeiro

Homenagem

Homenageado na Casa do Artesão, Diomar Freitas Dantas, ou Diomar “das Véia”, foi um artesão de Juazeiro do Norte que, com esculturas de mulheres em madeira, representou as cearenses e nordestinas com muitas cores e uma identidade forte. Reconhecido no Brasil e em outros países, o trabalho do escultor ganhou o mundo, apresentando um pouco da cultura cearense, por meio do artesanato. Diomar faleceu em abril de 2019.

Benefício

(Foto: Divulgação/Ari Gomes)

Para ter acesso à estadia, o artesão deve entrar em contato com a CeArt para fazer a reserva. Será necessário detalhar a data desejada e o motivo da hospedagem, apresentando comprovante do motivo e a identidade artesanal. A estadia é um benefício dos artesãos cadastrados e tem duração máxima de 15 dias. Será permitido um acompanhante por hóspede e as reservas já poderão ser feitas. A Casa fica localizada na Rua Idelfonso Albano, 725.

Veja também