Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Governo do Estado reabre loja da CeArt para o público após reforma

24 set 2021 | Notícias

Por Redação

O evento foi comandado pela primeira-dama do Ceará, Onélia Santana. (Foto: Gabriel Viggo)

A fim de gerar ainda mais visibilidade e novas oportunidades de negócios para os artesãos cearenses, a loja da Central de Artesanato do Ceará (CeArt), equipamento do Governo do Ceará, administrado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), foi entregue, na quinta-feira (24) após um ano de reforma. O evento teve trasmissão ao vivo nas redes sociais e foi comandado pela primeira-dama do Estado, Onélia Santana, e pela vice-governadora, Izolda Cela. Quem também esteve presente foi a titular da SPS, Socorro França

LEIA MAIS >> Cinco lugares para ver exposições de arte em Fortaleza

Artesanato cearense ganha loja no aeroporto de Fortaleza

Na ocasião, Onélia reconheceu o trabalho dos artesãos presentes. “Não só aos que estão aqui, mas meus parabéns a todos os artesãos do Ceará. Vocês mantém a história da cultura cearense viva com seus artesanatos. Teremos em breve aqui um café com leitura, um espaço gostoso para tomar café e ler à vontade, e será um local todo caracterizado com o nosso artesanato, da xícara ao café com leite servido”, disse. 

(Foto: Gabriel Viggo)

Onélia lembrou das ações do governo durante a pandemia para auxiliar os artistas, como implementação da loja virtual e a distribuição de cestas básicas aos artesãos. E aproveitou para convidar o público de casa a conhecer a nova loja. “Fica aqui meu convite para que venham conhecer o nosso espaço da CeArt, que está muito bonito e climatizado. É um investimento que teve a sensibilidade de refazer essa loja, mas também o espaço da Praça Luiza Távora com pista de skate, e mais recentemente uma brinquedopraça”, convidou. 

Melhorias 

“Ficamos muito felizes de participar dessas ações coordenadas que impulsionam e melhoram a condição de trabalho aos artesãos, esse tipo de trabalho tão nobre e valoroso, que é o artesanato. A nova loja está muito bonita, e vale muito vir aqui para conhecer, mas não apenas isso, o espaço da praça é convidativo para crianças, jovens, adultos, enfim toda a família, para quem gosta de esporte tem opções. Esse conjunto de ações é importante para que possamos dar o suporte necessário aos artesãos, e que eles tenham uma boa condição de venda, e um retorno a partir dos negócios que promovemos aqui neste espaço”, ressaltou Izolda Cela.

Márcia Travessoni e Neuma Figueiredo. (Foto: Gabriel Viggo)
(Foto: Cintia Martins)

A loja passou por uma modernização da estrutura, com reforma elétrica, hidrossanitária, troca de pisos e telhado, climatização e atualização do layout. A iniciou em janeiro de 2020. Anteriormente, já havia sido realizada uma revitalização nos castelinhos, restauro da imagem da Nossa Senhora de Fátima e intervenções paisagísticas na Praça Luiza Távora. Além das melhorias na loja, foi feito o restauro da fonte da Praça. Pronta para o uso, ela agora será ligada, diariamente, por uma hora, sempre das 17h às 18h.

Um dos “castelinhos” da Praça terá uma cafeteria. Em diálogo com os skatistas que utilizam a praça, a SPS construiu uma nova pista de skate. As características da pista atendem às demandas dos usuários, que apontaram as manobras praticadas naquela área, para adequação do equipamento. Além disso, em junho, a Praça Luíza Távora recebeu uma brinquedopraça, dentro do programa Mais Infância Ceará.

(Foto: Gabriel Viggo)

Valorização do artesanato

“Um dos maiores sonhos da nossa primeira-dama, Onélia Santana, era organizar, estruturar e legitimar o artesanato do Estado do Ceará. Por isso, nós temos aqui uma grande loja totalmente climatizada, e com as 90 tipologias do nosso artesanato, que está em uma praça que é do Estado. O governador fez questão que fosse feito toda a reforma da praça, não apenas da loja. Por isso que a fonte está sendo entregue, e a Nossa Senhora voltou para o seu lugar. Fizemos uma pista de skate, foi tudo devidamente organizado. E o mérito também é do artesão cearense que está de parabéns porque, agora, nós temos um artesanato reconhecido e organizado”, disse em entrevista ao Site MT, a secretaria Socorro França. 

 LEIA TAMBÉM >> Fortaleza ganha selo de turismo Pet Friendly

Camilo Santana assina memorando de entendimento que prevê transporte público movido a hidrogênio verde

A política de valorização do artesanato cearense é uma das marcas do governo Camilo Santana. Recentemente o Governo do Estado promoveu cursos de capacitação para os artistas, além de implementar a carteirinha do artesão, e criar um selo de autenticidade a fim de garantir a procedência e legitimidade do artesanato enquanto produto. 

(Foto: Gabriel Viggo)

Arte e artesanato

O presidente do sindicato dos artesãos autônomos do Estado do Ceará, José Cavalcante Neto, pontuou que a loja é mais que um espaço de venda de produtos, mas sim, um museu que abriga o rico acervo cultural cearense através do artesanato. “Existia um palco que não era conivente com aquilo que os artistas mereciam, no entanto, hoje, nós temos um espaço adequado aberto, bem iluminado. Andando aqui você vê as obras dos artistas, não parece uma loja, é um museu. Por isso, para mim enquanto representante do sindicato a reforma da loja é um reconhecimento do nosso celeiro de artesãos, porque precisamos disso para que as pessoas vejam a gente. A CeArt tem esse papel de mostrar nossa arte para dentro e para fora, para os turistas”, disse. 

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE