logo
PUBLIEDITORIAL

Pratos saudáveis e cheios de sabor para estimular novos hábitos

Por Redação
Pratos saudáveis e cheios de sabor para estimular novos hábitos
Senac promove workshop gratuito de Salada Caesar para quem curte receitas leves e menos calóricas. (Foto: Divulgação/ Unsplash)

A alimentação saudável é essencial para garantir saúde e qualidade de vida para todos os indivíduos em qualquer fase da vida, da criança ao idoso, assegura a nutricionista Thayse Guilherme, da clínica do Núcleo Sesc e Saúde, na unidade Sesc Fortaleza. Especialista em Nutrição Clínica e Funcional, ela destaca que a nutrição pode prevenir e retardar o desenvolvimento de várias doenças.

LEIA MAIS >> Café para todos os gostos: como escolher a bebida ideal

Fazer pão caseiro: a atividade que vem ganhando as cozinhas brasileiras

Além disso, é aliada para quem deseja reduzir o percentual de gordura corporal, aumentar a massa muscular, melhorar aspectos da pele como acne, celulite, envelhecimento precoce, ou prevenir queda de cabelo e calvície. Nesses casos, que visam potencializar os resultados para quem busca mudanças corporais, seja por questões estéticas ou pelo bem-estar físico, é recomendado o acompanhamento nutricional. 

Como primeiros passos para adotar hábitos mais saudáveis e uma alimentação equilibrada, orienta Thayse, o caminho é evitar os alimentos ultra processados (como refrigerantes, biscoitos e bolos industrializados, sopa e macarrão instantâneos); limitar os processados (como conservas de alimentos em salmoura, frutas preservadas em açúcar, carnes salgadas ou defumadas, queijos e pães); reduzir o uso de óleos, gorduras, sal e açúcar ao cozinhar; e fazer dos alimentos in natura ou minimamente processados a base da sua alimentação.  

Desenvolvendo técnicas e explorando sabores 

Os alimentos in natura são aqueles obtidos diretamente de plantas ou de animais para o consumo, sem que tenham sofrido qualquer alteração. Entram nesta categoria folhas, frutas, verduras, legumes, ovos, carnes e peixes.  Preparados com técnica e criatividade, é possível obter o melhor sabor desses insumos.

No curso remoto e ao vivo do Senac Ceará de Saladas e Grelhados, o instrutor Matheus Vieira ensina receitas práticas, saborosas e com valor nutricional, tanto para quem quer adotar uma alimentação saudável, quanto para quem está de olho no mercado da Gastronomia fitness ou funcional. As inscrições acontecem no link: https://bit.ly/2HblJV5.   

O curso começa no dia 19 de outubro, mas esse mês o Senac promove um workshop gratuito para quem deseja aperfeiçoar seus dotes culinários e aprender uma nova receita, mais leve e menos calórica. No dia 26 de setembro, Matheus ensina a fazer a Salada Caesar, prato americano consumido no mundo todo, em workshop gratuito remoto transmitido pelo Youtube do Senac Ceará.

LEIA TAMBÉM >> Como preparar massas sem errar com as dicas do chef Matheus Vieira

Casa Graviola: lanches saudáveis para saborear sem sair de casa

Os inscritos recebem antecipadamente a lista de ingredientes, para que não só acompanhem o workshop, mas façam o prato juntamente com o instrutor. Para se inscrever, acesse o link https://bit.ly/3c6qhHu.   

“A receita da Salada Caesar é bastante popular nos Estados Unidos. O restaurante do ítalo-americano Caesar Citadini, no México, era frequentado por celebridades americanas, que cruzavam a fronteira para comer e beber, em tempos de Lei Seca. Dizem que o molho – uma emulsão à base de azeite, limão, alho, gema, parmesão e anchovas – foi improvisado em um dia movimentado, história bem comum nas invenções das receitas de antigamente. A salada ganhou novas versões nos restaurantes pelo mundo afora, sendo que hoje a mais conhecida é a de frango grelhado, se tornando uma refeição completa. O workshop vai apresentar essa versão da receita, mostrando as técnicas para a elaboração do molho”, conta Matheus.  

Veja também