Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Pré-candidatos à Prefeitura de Fortaleza debatem o futuro econômico da Capital

26 ago 2020 | Notícias

Por Redação

Em transmissão ao vivo nas redes sociais, na última segunda-feira (24), os pré-candidatos à Prefeitura de Fortaleza Alexandre Pereira (Cidadania 23), Anízio Melo (PCdoB) e Élcio Batista (PSB), debateram alternativas para a retomada econômico e a geração de empregos em Fortaleza, tendo em vista os reflexos da pandemia do coronavírus, que causa a covid-19. A live faz parte do projeto “Fortaleza: Oportunidades e Desafios”, que nessa primeira edição teve como tema “negócios, emprego e renda”

LEIA MAIS >> Quem são os pré-candidatos à Prefeitura de Fortaleza em 2020

Em live com Roberto Cláudio, Alexandre Pereira é lançado pré-candidato a prefeito de Fortaleza  

Segundo Alexandre Pereira (Cidadania 23), ex-secretário de Turismo de Fortaleza, a retoma económica na capital só será possível se houver união das lideranças que fomentam a geração de emprego e renda na capital. “É urgente a retomada econômica, mas que será possível se houver a uma grande união do setor público, do setor empresarial, das entidades de classe para que possamos retomar os empregos e gerar renda em Fortaleza”, destacou. 

Para o pré candidato do Cidadania 23, o Brasil já passava por uma crise econômica e tentava uma retomada, contudo com a chegada da pandemia, o país empobreceu, atingindo todas as classes sociais, o que demandará uma maior necessidade de políticas públicas. “No final do ano teremos uma queda no PIB de 10%, em 2021, essas pessoas vão precisar ainda mais do serviço público. O próximo prefeito de Fortaleza precisará ter muita criatividade e competência para lidar com isso tudo”, avalia. 

Alexandre Pereira é pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza pelo Cidadania 23.

Anízio Melo (PCdoB), professor formado pela UECE e líder do Sindicato APEOC, pontuou que é necessário construir uma unidade e alternativas para que o município saia da crise, que segundo o pré-candidato, começou em 2016, com a crescente desigualdade social. Ele destacou ainda que Fortaleza é a quinta cidade mais desigual do mundo, com uma imensa concentração de renda. 

“Para olharmos o futuro precisamos olhar para o presente, e no presente vemos que a desigualdade foi agravada pela pandemia. Sabemos que a pandemia atinge todo mundo, todas as classes sociais, porém ela tende a atingir mais fortemente quem não tem nada. Por isso, a desigualdade precisa ser combatida. O próximo Prefeito de Fortaleza precisará pensar em formas de como combater essa desigualdade, por meio de uma maior intervenção de políticas públicas para gerar empregos, renda, políticas sociais que envolvam  educação e saúde. Vejo cada vez mais a necessidade de políticas públicas e do estado intervir buscando erradicar, em um processo histórico, essa desigualdade, que não é normal. Precisamos combatê-la”, declarou o pré-candidato do PCdoB. 

Anízio Melo é pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza pelo PCdoB. (Foto: Arquivo/MT)

LEIA TAMBÉM >> Sebrae e CSP firmam parceria para estimular criação de negócios locais; investimento supera R$ 1 milhão

Fecomércio/CE lança pesquisa para medir impactos do novo coronavírus no setor


Durante o debate, Élcio Batista, ex-chefe da Casa Civil do Governo do Estado do Ceará e chefe de Gabinete do Governador de 2015 a 2018, responsável por mediar o debate online, reforçou que o poder público terá papel fundamental na retomada econômica. “Seja na aliança com o setor privado, seja fazendo investimos públicos para que por meio desses investimentos tenhamos novos negócios, ou mantenha os negócios existentes, sobretudo, na construção de obras e na contratação de serviços, e, obviamente mantendo empregos ou criando novos empregos, portante, gerando renda para a capital”, enfatizou. 

Élcio Batista é pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza pelo PSB. (Foto: Arquivo/MT)

Turismo

Um dos temas mais enfatizados e discutidos durante o debate, o setor turístico foi  lembrado como um grande gerador de novos negócios e geração de empregos e renda na economia local. “O turismo é um pilar importante da economia de Fortaleza, o setor envolve gastronomia, cultura, entretenimento, artesanato e faz parte de um conjunto de atividades econômicas e serviços importantes para Fortaleza”, lembrou Élcio Batista sobre o setor movimentar vários nichos. 

Alexandre Pereira apontou que o setor é a principal mola propulsora de desenvolvimento econômico da capital e também a maneira mais rápida de atingir positivamente os trabalhadores em questão de emprego e renda. “Cada turista que chega na cidade deixa em médio R$ 3 mil reais, movimentando mais de 50 setores da da economia, por exemplo, ele necessita de um transporte, hospedagem, alimentação, ele visita a Feira da Beira-Mar, o Centro, ou o Mercado dos Peixes, dessa forma ele impacta positivamente os garçons, as camareiras, os pequenos negócios, os motoristas, esse dinheiro circula, e principalmente, entre as pessoas de mais baixa renda que oferecem serviços no trade turístico”, destacou. 

O pré-candidato do Cidadania 23, enfatizou ainda que o Turismo será uma das suas prioridades se eleito. “Vou criar uma política pública para o turismo de eventos e negócios na capital, que é aquele turismo que traz negócios, feiras e congressos. Porque turismo de sol e praia nós já temos, as pessoas já vem a Fortaleza para aproveitar as praias. Por isso, pretendo, de maneira estratégica, focar no turismo de negócios buscando gerar mais emprego e renda para a cidade”, promete Alexandre Pereira. 

VEJA TAMBÉM >> Em live com Roberto Cláudio, Alexandre Pereira é lançado pré-candidato a prefeito de Fortaleza

Roberto Cláudio anuncia pré-candidatos do PDT à prefeitura de Fortaleza 

Ainda durante a live, Anízio Melo, defendeu que o turismo, em Fortaleza e no Ceará,  precisa de mais atenção por parte dos gestores, para que os turistas venham ao estado atraídos não apenas pelas praias, mas, principalmente, pelo povo, que tem criatividade e humor, e pelas riquezas culturais da região. “O turismo de Fortaleza precisa sair da Beira-Mar, precisa fortalecer nosso bairros para garantir que o turista veja também a cidade. Entendo que o incentivo ao turismo passe por um olhar maior pela cidade, visando garantir políticas públicas para toda a cidade, e não apenas para a Beira-Mar, que é importa cima para a capital, mas também precisamos que seja visto os bairros, como: o Conjunto Ceará, no José Walter, no Conjunto Palmeiras. O turismo que está em retomada precisa dos médicos, dos grandes empresários, mas também precisa de um investimento mínimo que oportunize a população se qualificar garantindo renda”, pontuou. 

Próximas edições

Os debates online terão mais duas edições, sempre às 19h. No dia 31 de agosto, o tema será “Educação e tecnologia”, com mediação de Alexandre Pereira (Cidadania 23). E no dia 7 de setembro, o mediador será o pré-candidato Anízio Melo (PCdoB), no debate sobre “Saúde e esporte”.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE