Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

‘Gerando Falcões’: Projeto Favela 3D chega na Favela Inferninho em Fortaleza

28 abr 2023 | Notícias

Por Redação

Aline Telles Chaves (Grupo Telles), Ticiana Rolim Queiroz (Somos Um) e Aline Ferreira (Grupo Aço Cearense) são empresárias apoiadoras da iniciativa

Eduardo Lyra se reuniu com um grupo de empresários cearenses em encontro articulado pelas apoiadoras do projeto Ticiana Rolim Queiroz, Aline Ferreira e Aline Telles (Foto: Reprodução/Instagram)

O projeto Favela 3D (Digna, Digital e Desenvolvida) da Gerando Falcões acaba de chegar à Fortaleza. A Favela do Inferninho, localizada no bairro Vila Velha e que conta com mais de 600 famílias, será a primeira do estado a receber o projeto. As empresárias Aline Telles Chaves (Grupo Telles), Ticiana Rolim Queiroz (Somos Um) e Aline Ferreira (Grupo Aço Cearense) são apoiadoras da iniciativa.

LEIA MAIS >> Evento do Senai Ceará incentiva o empoderamento feminino na propriedade intelectual

Esgotamento materno é tema da campanha de Dia das Mães da O Boticário

Nesta sexta-feira (28), o fundador da Gerando Falcões, Edu Lyra, foi recebido na Favela Inferninho pelo coordenador da Pensando Bem, Rutênio Florêncio, além de membros da ONG e da comunidade. Na visita, Lyra foi acompanhado de secretários municipais e do grupo de empresárias apoiadoras do projeto.

Railson Marques e Edu Lyra (Foto: Bia Souza)

Na quinta-feira (27), Edu Lyra se reuniu com o governador Elmano de Freitas, a vice-governadora Jade Romero e secretários de Estado, além de participar de meeting com um grupo de empresários cearenses, articulado por Ticiana Rolim, Aline Ferreira e Aline Telles.

Projeto inspirador

Com a parceria da ONG Instituto Pensando Bem, que atua no território e faz parte da rede Gerando Falcões, o projeto já realizou em Fortaleza a fase de diagnóstico local e também estão sendo implementadas ações voltadas para o urbanismo social. A próxima etapa será construir um grande plano social com os moradores para a superação da pobreza.

Projeto Favela 3D da Gerando Falcões chega a Fortaleza (Foto: Bia Souza)

Com o diagnóstico, foi possível identificar o perfil e necessidades iniciais da população local por meio de uma pesquisa realizada pela Gerando Falcões. Segundo levantamento, a renda média das famílias é de 1,3 mil reais, sendo que 51% delas vivem com menos de um salário. O cenário tem relação pelo fato de apenas 13% dos habitantes trabalharem como CLT. Outro fator, relacionado à moradia, é que 40% dos moradores não possuem nenhum documento da propriedade e 26% têm problemas com alagamento e inundação.

Sobre o Favela 3D

O Favela 3D (Digna, Digital e Desenvolvida) é um projeto de erradicação da pobreza de maneira sistêmica. Para isso, trabalha com base em uma mandala de impacto que contempla: moradia digna, acesso à saúde, direito à educação, cidadania e cultura de paz, primeira infância, meio ambiente, geração de renda e cultura, esporte e lazer.

O projeto está em andamento em quatro territórios: na Favela Marte, em São José do Rio Preto (SP), na Favela dos Sonhos, em Ferraz de Vasconcelos (SP), no Morro da Providência, no Rio de Janeiro (RJ) e em Vergel do Lago, em Maceió (AL). Os locais possuem características e populações diferentes, permitindo que a metodologia se adeque e se consolide em ambientes distintos, que seguem com trabalhos que serão realizados ao longo dos próximos dois anos. Em 2023, além de Fortaleza, o Favela 3D já foi iniciado na Favela Haiti, em São Paulo e ainda pretende atuar em mais áreas de vulnerabilidade social por definir.

Sobre a Gerando Falcões

A Gerando Falcões é um ecossistema de desenvolvimento social que atua para acelerar o poder de impacto de líderes de favelas de todo país que possuem um sonho em comum: colocar a pobreza das favelas no museu. Seu foco são iniciativas transformadoras, capazes de gerar resultados de longo prazo. O projeto entrega serviços de educação, desenvolvimento econômico e cidadania e executa programas de transformação sistêmica em comunidades, como o Favela 3D.

Sobre a Pensando Bem

Fundado em 2020, a ONG Instituto Pensando Bem surgiu dentro da Favela do Inferninho, no bairro Vila Velha, em Fortaleza, para promover transformação com ações de impacto social ao alcance de todos. A instituição oferece atividades e oficinas gratuitas nas áreas de Educação, Cultura, Esporte, Tecnologia e Qualificação Profissional, atendendo mais de 500 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos.

O Pensando Bem nasceu a partir do sonho de seu gestor e fundador, Rutênio Florencio, morador da comunidade, que ao iniciar sua trajetória no mercado de trabalho, tomou conhecimento da morte precoce de um amigo de infância. O jovem estava iniciando sua vida profissional e começou a imaginar que as oportunidades que o alcançaram, permitiram que seu destino não fosse semelhante ao do amigo. Ele fez da dor, a força para transformar realidades e criar pontes. “O Instituto Pensando Bem é a minha missão de vida. Ela surge a partir do momento que eu começo a imaginar e pensar no que me fez chegar até aqui”, conta o empreendedor social.

Em 2021, o Instituto foi acelerado pela ONG Gerando Falcões e o reconhecimento foi um importante passo para o crescimento do trabalho do Pensando Bem dentro da favela. Hoje, a instituição conta com uma base educacional, o Beco Céu, e impacta a vida de crianças, jovens e adultos com suas ações de transformação social.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE