Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

‘Queremos uma reabertura responsável, que possa contemplar vários setores’, diz presidente da Fecomércio-CE

1 maio 2020 | Notícias

Por Jacqueline Nóbrega

O presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Maurício Filizola, apresentou em coletiva virtual, na manhã desta sexta-feira (1°), um documento com as premissas básicas para a retomada gradual do comércio no Estado. “Queremos uma reabertura responsável, que possa contemplar vários setores”, reforçou ele, antes de iniciar a apresentação.

De acordo com os dados exibidos por Filizola, no Ceará, a economia pós-Covid-19 deverá ter um impacto negativo de R$ 7,5 bilhões, com queda de 2,10% no PIB. No quadro mais pessimista, essa retração poderá atingir 4,2%, com um impacto negativo de R$ 11,1 bilhões.

LEIA MAIS >> Ceará registra abertura de 7,2 mil empresas entre março e abril

Como planejar as vendas online durante a quarentena

Setor produtivo deve integrar grupo de recuperação econômica do Governo Federal, avalia Fecomércio/CE

Filizola ainda reforçou que uma das principais demandas encaminhadas ao Governo é o adiamento do ICMS para os empresários locais. “Isso é uma demanda que vem da Federação e das instituições produtivas do Estado para que o governo colabore com as empresas, que nesse momento estão paradas. Não está havendo a circulação de venda para os clientes e tributos a serem pagos”.

Os dados apresentados no documento mostram ainda que as principais prejudicadas são as micro e pequenas empresas: 89% delas já registraram queda no faturamento mensal. “O capital ainda é muito restrito”, justificou.

Empresas cuidam dos colaboradores

Segundo pesquisa relizada pela Fecomércio-CE com 10.001 estabelecimentos/postos de trabalho em funcionamento durante a pandemia, os classificados como serviços essenciais, dos 40.630 funcionários, somente 209 foram diagnosticados com a Covid-19, sendo que desse total não houve óbito.

O presidente participou de coletiva virtual e salientou que a retomada gradual depende e deverá considerar a situação e capacidade dos serviços de saúde Foto: Reprodução/Facebook

“O percentual do número de colaboradores infectados pelo vírus é de 0,5%. Esse número não é alto porque as empresas estão cuidando de seus colaboradores. Elas estão fornecendo EPIs, dando palestras em relação à educação quanto às normas de saúde e ao cuidado pessoal dos trabalhadores e seus familiares. Muitos delas fornecem transporte. Dentro da empresa disponibilizam álcool em gel, marcam o espaço pra distanciar o atendimento, o atendimento é feito praticamente individual. São normas que queremos levar para o grupo de trabalho para que direcione as empresas que querem voltar”.

Filizola também salientou que o Governo Federal fez um acréscimo de atividades consideradas essenciais, em 28 de abril. São elas: serviços de comercialização, reparo e manutenção de partes e peças novas e usadas e de pneumáticos novos e remoldados; locação de veículos; atividades de comércio de bens e serviços; manutenção e assistência técnica automotiva; atividades de produção, distribuição e comercialização e produção, distribuição, comercialização e entrega, realizadas presencialmente ou por meio do comércio eletrônico de materiais de construção. O presidente ainda pontua que a abertura dos estabelecimentos no segmento de locação de automóveis é urgente. “Essas atividades tem o por quê de serem colocadas como serviços essenciais. Trazemos esse clamor da classe empresarial para a volta ao trabalho já dentro desse novo decreto”.

Filizola pontuou algumas sugestões da Federação para uma retomada gradual do comércio, como: compatibilizar a saúde e economia; a retomada depende e deverá considerar a situação e a capacidade dos serviços de saúde; avaliação das regiões do Estado por nível de risco; acompanhamento de mapas de calor sobre o crescimento da Covid-19 e avaliação constante das regiões onde é necessária a manutenção do isolamento. “Nós não podemos pensar somente na saúde porque a economia também tem seu papel importante“.

Por fim, ações realizadas pelo Sistema Fecomércio durante a pandemia foram destacadas, como o projeto Tudo em Casa Fecomércio; o Mesa Brasil, que já arrecadou 315 mil quilos de alimento e beneficiou cerca de 310 instituições de 42 municípios do Ceará; a retomada do Restaurante Sesc Centro, que oferece refeições de alto valor nutritivo a baixo custo, e das Clínicas de Saúde Sesc que em 7 dias atendeu 30 consultas de emergência odontológicas.

O projeto Sintonia do Bem, que inicia com apresentação de Waldonys e Jessier Quirino nesta sexta (1º), também foi lembrado pelo presidente, assim como a ação Costuras do Bem e os cursos EAD gratuitos promovidos pelo Senac-CE.

Medidas mais duras

Também durante a manhã de sexta-feira (1º), o governador Camilo Santana usou as redes sociais para se posicionar sobre o isolamento social e deixou claro que as regras podem se tornar mais duras, o que levantou a possibilidade de enfrentarmos um possível lockdown nos próximos dias.

“Informo aos cearenses que se tiver que tomar medidas mais duras de isolamento para enfrentar essa pandemia e proteger nossa população irei tomar. Não recuarei um milímetro nessa missão. Baseado sempre em fatos e na ciência. Tomarei todas as decisões que possam ajudar salvar vidas“, escreveu.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE