Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Publieditorial

Saiba quais são os principais exames de proficiência em língua francesa

16 dez 2020 | Notícias

Por Redação

Fundamentais para quem deseja ingressar em universidades francesas para cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, os exames de proficiência também são importantes para quem busca comprovar conhecimento na língua para imigrar ou trabalhar em uma empresa francófona. A fim de auxiliar quem deseja se preparar para os principais exames de proficiência em francês, o Site MT listou as particularidades de cada um.

LEIA MAIS >> Por que é importante falar francês e como iniciar na língua 

Aliança Francesa promove eventos que estimulam imersão cultural no idioma francês

Os principais exames de proficiência em francês, de acordo com o diretor da Aliança Francesa, associação que promove a língua e a cultura francesa há mais de 70 anos no Ceará, Marc Ellul, oferecem certificações internacionalmente reconhecidas e frequentemente utilizadas pelos ministérios de educação estrangeiros, validadas por uma equipe de peritos em avaliação. “Eles estão presentes em mais de 1.200 centros de exames em 175 países”, assegura Marc.

Principais exames 

O TCF  – Test de Connaissance du Français (Teste de Conhecimento em Francês), é, segundo o diretor, um dos principais exames de proficiência em francês. O teste é destinado a todos os públicos não francófonos que desejam, por razões profissionais, pessoais ou para prosseguir os estudos, avaliar e validar de maneira simples, confiável e rápida os conhecimentos da língua francesa. A Aliança Francesa, pontua, oferece quatro tipos de exames TCF. 

O primeiro deles é o TCF TP  – Tout Public (Para Todos), um teste de nivelamento para fins pessoais ou profissionais. “Composto por três provas obrigatórias (compreensão oral, escrita e gramática) e duas provas facultativas (expressão escrita e expressão oral)”, salienta o diretor da instituição. Já o TCF Québec, explica, é destinado exclusivamente para participantes do processo de emigração para o Québec, no Canadá. “O teste avalia as compreensões e expressões orais e escritas”, afirma. 

Além disso, a Aliança Francesa também oferece o TCF Canadá, para quem deseja iniciar procedimentos de imigração permanente econômica ou obtenção da cidadania canadense junto à Imigração, Refugiados e Cidadania Canadá (IRCC). E o TCF ANF, que segundo Marc, é exclusivamente para participantes do processo de pedido de nacionalidade francesa, por casamento ou por naturalização, que exige ainda duas provas obrigatórias: compreensão e expressão oral. 

DELF e DALF 

“O DELF – Diplôme d’Études en Langue Française (Diploma de Estudos em Língua Francesa) e o DALF – Diplôme Approfondi de Langue Française (Diploma Aprofundado de Língua Francesa) são os diplomas que certificam as competências em francês dos candidatos estrangeiros, concedidos pelo Ministério da Educação Nacional da França. O quadro é composto por seis diplomas independentes, que correspondem ao Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CECR) do Conselho Europeu”, explica Marc Ellul. 

Dirigida por Marc Ellul, a Aliança Francesa é a única habilitada no Ceará a realizar os exames DELF e TCF. (Foto: Alex Campêlo)

LEIA TAMBÉM >> Aliança Francesa promove imersão cultural que vai além do ensino da língua

Como planejar e fazer intercâmbio na França

O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (Cadre Européen Commun de Référence – CECR), oferece uma base comum para a elaboração de programas de idiomas e exames. E, também, define os níveis de competência que permitem medir o progresso dos estudantes a cada etapa da aprendizagem e durante todo o percurso de estudos. 

Para que se entenda melhor, cabe destacar que a escala de aprendizagem do idioma francês é divida em A1, iniciante; A2, pré-intermediário; A3, intermediário; C1, superior; e C2, especialização. Sendo assim, os estudantes são testados por meio de exames de proficiência, segundo Marc Ellul, a fim de verificar o nível de compreensão do idioma, sendo os exames DELF e DALF os únicos que oferecem certificação em todos os níveis.  

Além disso, de acordo com Marc, o DELF e o DALF são exames independentes, ou seja, o candidato pode se inscrever diretamente para o exame que escolher, levando em conta o nível de compreensão do idioma. “Em cada um dos níveis, uma série de quatro provas avaliam  quatro competências: compreensão e produção orais e compreensão e produção escritas”, salienta o diretor. Portanto, garante, os certificados dos exames obedecem às normas internacionais de elaboração de provas, sendo a certificação do DELF ou DALF vitalício, pontua.

Programe-se 

A Aliança Francesa organiza cursos preparatórios para os exames DELF e TCF, por meio de aulas em grupo ou aulas particulares. Inclusive, a instituição é a única habilitada no Ceará a realizar os exames DELF e TCF. “As provas do DELF e DALF acontecem quatro vezes por ano, em fevereiro, junho e setembro  e novembro. Já para o TCF, há sessões no computador quase todos os meses”, finaliza. No site oficial da Aliança Francesa é possível ter mais informações sobre exames e certificações em francês.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE