logo

Élcio Batista fala sobre juventude e a importância das artes nas periferias

Por Redação
Élcio Batista fala sobre juventude e a importância das artes nas periferias
Na live, realizada sábado (15), foi mencionada ainda a importância da tecnologia e de trabalhar aspectos socioemocionais nas escolas públicas. (Foto: Reprodução/Instagram)

O ex-secretário chefe da Casa Civil do Governo do Estado do Ceará e atual pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza, Élcio Batista (PSB-CE), realizou, no último sábado (15), às 11h, uma live no Instagram para falar sobre “Juventude e Arte na Periferia”. O arquiteto e urbanista Narcélio Grud e o influenciador digital Léo Suricate foram os convidados para tratar do assunto. Na ocasião, foi mencionada a importância da Arte Urbana nas periferias, bem como da tecnologia e trabalhar os aspectos socioemocionais nas escolas públicas.

Para o arquiteto e urbanista Narcélio Grud, a arte tem um poder transformador e um papel fundamental no sensibilizar, no perceber e no sentir. Quanto mais ficar na rua, fazendo com que as pessoas saiam das “bolhas”, melhor. A batalha, hoje em dia, é fazer uma arte pública, que seja acessível a todos. “É muito legal termos todas as referências, de grandes artistas cearenses, mas temos aqui a realidade de um conflito de diferença de classes gigantesco. Nem precisa andar muito para ver. A arte pública, para mim, é a mais democrática, interativa”, afirmou.

LEIA MAIS >> Quem são os pré-candidatos à Prefeitura de Fortaleza em 2020

Retomada econômica requer união entre os setores público e privado, considera Élcio Batista

De acordo com ele, é fundamental fazer um mapeamento do que vêm sendo realizado na cidade, para fortalecer os projetos com a ajuda do poder público; um espaço público como lugar de encontro; e plantação de mais árvores em Fortaleza. “Não adianta ter mobilidade se não temos para onde ir. É preciso diminuir a desigualdade social“, pontuou o arquiteto e urbanista.

Léo Suricate relembrou a trajetória dele na periferia e do processo criativo da página de memes Suricate Seboso, que foi criada em 2012 para representar o dia a dia dos cearenses. O objetivo da conta, de acordo com ele, é, além de fazer rir, mostrar a desigualdade social que há no estado. Ainda na transmissão ao vivo, o influenciador digital alertou para a necessidade de os governos olharem mais para a Educação, citando as diferenças que há entre as escolas públicas e as privadas, no que se refere à alfabetização digital.

“Meu trabalho não é só artístico, eu sou um produtor cultural. Existe uma nata cultural aqui que está presa nas periferias, e o Suricate Seboso faz parte dela. Apesar de toda a história, ainda somos vistos com muito preconceito. A tecnologia é uma commodity, e a internet permitiu nós virássemos empresários. Hoje em dia nós somos ‘gente’ em uma sociedade que antes nos tornava ‘invisíveis’. Somos a representação do povo“, destacou o influenciador digital.

Socialização

Para Élcio Batista, é importante dar oportunidades a todos os jovens e formação a eles, para capacidades e habilidades técnicas e socioemocionais. A escola, interpreta, é um local de socialização, não só ensino, que deve estimular o uso da tecnologia para enfrentar os desafios, sem excluir as oportunidades de realizações pessoais e profissionais. Oferecer aspectos socioemocionais a todos, explica, é essencial para o processo.

“A arte pública tem um papel importante em uma sociedade como a nossa. Ela tem uma liberdade de fazer uma crítica social, sobre a desigualdade. Defendo-a como um lugar de expressividade de cada artista, de alargar as percepções sobre a realidade de um país, do mundo e da relação que o homem estabelece com outros homens, com a natureza e com a economia”, disse, acrescentando que é necessário incluir a juventude na solução dos problemas.

Veja também