Cada vez mais, viajantes procuram destinos para aproveitar dias em contato direto com a natureza. Seja para descansar ou para praticar ecoturismo e esportes de aventura, as opções no Brasil são muitas. O site MT Galeria listou cinco delas para quem busca destinos para as próximas férias.

Jalapão

Foto: reprodução/Site Turismo Tocantins

Ocupando uma área de mais de 30 mil km², o Jalapão está localizado no Tocantins, na fronteira com Bahia, Piauí e Maranhão. A maior parte dos atrativos fica nos municípios de Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins. Alguns dos locais mais procurados são as Cachoeira da Velha e do Formiga, a Serra do Espírito Santo e os fervedouros, espécie de lago com águas transparentes onde é impossível afundar. A região também possibilita a prática de esportes radicais, a exemplo de rafting, canoagem, rapel e trilhas a pé e de bicicleta. 

Chapada do Araripe

Foto: reprodução/Site Geopark Araripe

Primeiro parque geológico das Américas reconhecido pela Unesco, o Geopark Araripe está localizado na região do Cariri. Seu território compreende a área de seis municípios: Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. Nove geossítios fazem parte do parque, a exemplo dos Geossítios Parque dos Pterossauros, Pedra Cariri e Riacho do Meio. Outros atrativos da região são as cachoeiras, trilhas ecológicas, pinturas rupestres e vestígios arqueológicos.

Parque Nacional de Ubajara

Foto: reprodução/Site ICMBio

Localizado nos municípios de Ubajara, Tianguá e Frecheirinha, na Serra da Ibiapaba, o Parque Nacional de Ubajara é uma das opções para quem deseja curtir paisagens naturais incríveis e uma temperatura mais amena. Trilhas, passeios de bicicleta, mirantes, grutas – a exemplo da famosa Gruta de Ubajara – e cachoeiras são algumas das atrações do parque, que é uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral.

Chapada Diamantina

Foto: PeskyMonkey/iStock

O Parque Nacional da Chapada Diamantina, localizado na Bahia, é uma região de serras onde estão situadas as maiores altitudes do Nordeste: os picos do Barbado, do Itobira e das Almas. A Chapada é composta por 24 municípios, estando entre as principais Seabra, Lençóis, Vale do Capão, Igatu e Mucugê. Alguns dos passeios clássicos para quem vai ao destino são o Morro do Pai Inácio, Vale do Pati, Cachoeira da Fumaça, Gruta da Pratinha e Poço Azul.

Chapada dos Veadeiros

Foto: Rafael Serathiuk/iStock

Localizado em Goiás, a Chapada dos Veadeiros conta com atrativos como trilhas e os banhos de cachoeira. Algumas delas são as trilhas dos Cânions e da Seriema e as Cachoeiras do Prata e de Santa Bárbara. Destaque para o Vale da Lua, vale rochoso cujas formas lembram o solo lunar. As principais cidades da região são Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante e São Jorge. É nesta última que fica a entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, criado em 1961 e, desde 2001, considerado Patrimônio Mundial Natural pela Unesco.