A IESE Business School é uma escola espanhola focada no aperfeiçoamento de jornalistas e profissionais no mundo inteiro. Lá, você encontra cursos direcionados para gestão de veículos de comunicação e plataformas no ambiente digital, além de cursos temporários de imersão em alguns países. Antes de Nova York, a instituição de ensino fez imersões na Colômbia e, no Brasil, anualmente proporciona viagens e cursos na sede em São Paulo. Foi na IESE que encontrei oportunidade para conhecer as transformações pelas quais os grandes jornais dos EUA estão passando para se adaptar ao universo da internet.

> Especial NYC: Márcia Travessoni faz curso de uma semana na Big Apple

Um passeio pelo WSF

De 7 a 10 de maio, estive em NY para conhecer a escola e as redações das maiores plataformas de notícias dos Estados Unidos. No primeiro dia, fui apresentada à sede da IESE. Fizemos uma visita ao Quartz, grande site de notícias de negócios. No Wall Street Journal, conversamos com o editor-chefe do índice Dow Jones, Glenn Hall, e com a editora do núcleo digital, Jennifer Hicks. Ela nos inteirou sobre o fluxo do jornalismo online dentro do WSJ. Palavras como breaking news e storytelling se repetiam nos depoimentos que escutei. 

> Wall Street Journal: A modernidade como aliada da tradição

Estúdio de vídeo da Bloomberg

Conhecemos ainda a Pulitzer Hall, escola de jornalismo da Columbia University, onde tivemos palestra com a professora Ava Seave sobre as mudanças do jornalismo para o meio digital, as habilidades que esse novo profissional da comunicação precisa dominar daqui para frente, os desafios da mídia em relação às notícias e os impactos financeiros delas nos grandes jornais dos EUA. Lá, também batemos um papo sobre jornalismo de dados com Alexandre Gonçalves, doutorando em Comunicação e professor convidado da IESE.

Redação do The New York Times

Na redação da Bloomberg, quem nos recebeu foi a Media Distribution Christine Furtado Morgan. Além de apresentar os produtos da empresa de informações financeiras e notícias qualificadas, ela nos mostrou um pouco da rotina de trabalho e a divisão de equipe de acordo com as plataformas. 

+ Por dentro da Bloomberg | Um terminal tecnológico de notícias financeiras

Fizemos também uma rápida visita na rede de TV CBS