A semana na Espanha começou muito produtiva. Tivemos uma visita na sede do Google. Fomos recebidos pelo Gustavo Cordeiro, manager de parceiros da empresa, e ele explicou as principais novidades do Google para os meios de comunicação. Recebemos um panorama da forma de abordagem e algumas novidades muito importantes para o mercado, uma delas é a campanha de impulsionamento para os aplicativos. 

Parte do grupo que acompanhou a visita a sede do Google

Para os jornalistas, o Google está preparando uma ferramenta que será possível saber quem deu a primeira notícia. Basicamente, o buscador indicará quem conseguiu publicar o furo e divulgou a notícia em primeira mão, seja um grande site ou não.  

A bicicleta que mede o peso virtual do site

Uma coisa bem interessante na parte de convivência da empresa é uma bicicleta para testar o peso do site, quanto mais pesado é o portal, mas difícil fica para pedalar. A sede também possui um espaço muito bacana exclusivo para o Youtube. 

O espaço do Youtube dentro da sede do Google

Visita no 20 minutos

Ainda no tour do dia, estivemos na redação do jornal espanhol 20 minutos. A redação possui sua sede em Madrid, o jornal é distribuído em todo o território espanhol. Possui ainda edições locais em quinze cidades espanholas, com publicação de segunda à sexta-feira. É um dos impressos mais lidos da Espanha. Por lá, conversamos com alguns jornalistas e aprendemos um pouco do panorama do mercado. Uma das questões tratadas, que tornou-se mundial, foi a migração em partes do impresso para o digital, possibilitando a notícia também ser lida em seu conteúdo digital.

Nossa visita dentro da redação do jornal 20 minutos