logo

Márcia Travessoni detalha roteiro relax na praia de Moitas, em Amontada

Por Rosi Melo
Márcia Travessoni detalha roteiro relax na praia de Moitas, em Amontada

Moitas foi o destino de mini férias da publisher do Site MT, Márcia Travessoni, neste início de ano. A vila de pescadores, distrito do município de Amontada, é um paraíso ainda pouco conhecido no Litoral Oeste do Ceará, cercado por dunas, mangues e um mar tranquilo de águas cristalinas que convidam para um mergulho.

LEIA MAIS >> Icaraizinho de Amontada também entrou na rota de viagens de Márcia Travessoni

No Ceará: três trilhas ecológicas para desbravar a natureza

A localidade é perfeita para quem busca calmaria e um contato direto com a natureza. “O que mais me chamou atenção foram as pessoas da comunidade e como elas são conscientes de tudo que fazem aqui. Todo o trabalho deles, a consciência com a alimentação saudável, com a natureza, e a importância de valorizar o que é nosso: as pessoas, os pescadores, o artesanato. Fiquei encantada, vou voltar várias vezes”, comenta Márcia.

A distância de Fortaleza para Moitas é de pouco mais de 200km. Acompanhada da família, Márcia optou por uma viagem de carro, que dura em média três horas, seguindo pela rodovia CE 085.

Hospedagem

A charmosa pousada Laculá foi eleita para hospedar a família Travessoni. Comandada pelo francês Sylvan Henry, ela possui uma localização privilegiada de frente para o mar. Uma caminhada de poucos minutos a pé leva os hóspedes até a praia de Moitas, conhecida pelo mar sossegado e a presença escassa de banhistas.

Entre os encantos da Laculá, está o design rústico das acomodações. Os quartos são divididos em cabanas e bangalôs de luxo. Boa parte dos móveis são feitos de madeira, com acabamento em palha, e impressionam pelo conforto e a simplicidade.

O café da manhã é outro diferencial da pousada. Todas as refeições são produzidas de maneira artesanal, na residência ou em Icaraizinho de Amontada – outra famosa praia da região, localizada a 6km de Moitas -, e incluem várias opções. Márcia indica experimentar os pães artesanais que, misturados à geleia de banana fabricada por um padeiro suíço em Icaraizinho, conquistam os paladares mais exigentes.

Gastronomia

Falando em sabores, quem visita Moitas precisa experimentar as delícias de Dona Jô, que faz parte da Rede Sesc Povos do Mar. Dona de um carisma genuíno e sempre com o sorriso no rosto, a moradora oferece almoço e jantar com menu à base de frutos do mar para os turistas no jardim de casa, debaixo de uma frondosa árvore indiana. Apesar da simplicidade, Dona Jô conquista o público com receitas inusitadas e apetitosas, com opções para veganos e vegetarianos também.

Para o almoço, a família de Márcia optou por um robalo ao forno e salada de legumes. No jantar, polvo no mel e escondidinho de marisco. Todos os pratos são serviços por Jô em mesas de madeira, com peças à base de crochê e bordados coloridos. De uma delicadeza incrível!

Passeio pelo mangue

A viagem de barco pelos túneis do mangue vermelho, chamados de camboas, é o passeio mais famoso e imperdível da região. Em uma hora e meia de percurso, você é guiado pela imensidão do Rio Aracatiaçu, acompanhado do som dos pássaros e rodeado por árvores de galhos torpes que formam uma paisagem fascinante. A aventura custa R$ 50 por pessoa.

A Barraca Ilha das Ostras é a principal parada do passeio. O local, que possui um criatório de ostras vindas do mangue, é o point perfeito para uma degustação no fim da tarde, enquanto aprecia o pôr do sol.

Serviço

Pousada Laculá
Avenida Beira Mar, s/n – Moitas
Contato: (88) 3636.4031 / 98148.1221
Site: www.laculabrasil.com
Instagram: @pousadalacula

Dona Jô
Contato: (88) 98110.3072
Instagram: @619jo

Ilha das Ostras
Rio Aracatiaçu – Praia de Moitas
Contato:  (88) 98113-9578
Instagram: @ilha_das_ostras

Fotos: Fernando Travessoni

Veja também