17 set 2019 | MT Life
Nesta terça-feira (17) fiz uma visita muito especial ao jornal espanhol ‘El País’, com sede em Madri. Conhecer um dos mais importantes veículos de comunicação do mundo é muito importante para qualquer profissional de comunicação. Fomos recebidos muito bem pelos diretores do periódico, vale destacar que por onde estamos passando somos recepcionados muito bem por diretores ou fundadores de cada veículo espanhol, eles contam a história e seus desafios, o que acaba tornando tudo muito enriquecedor.
São 40 anos de jornal, eles inclusive contaram a experiência por terem passado pela transformação do digital, embora o impresso continue muito bem, a tiragem chega a mais de 150 mil exemplares diários. Desde 2008 eles já passaram por três grandes reformulações na redação. Sobre os profissionais, já são mais de 400 trabalhando ao redor do mundo, 30 deles no Brasil.
>> VEJA MAIS: A comunicação está mudando: Um pouco mais do que aprendi em NY
Wall Street Journal: a modernidade como aliada da tradição
O impresso continua tendo um forte retorno publicitário, o faturamento também tem sido bastante positivo, embora o digital já tenha superado os números. Os produtos comercializados são os mais variados, no impresso existem vários títulos de produtos, de moda, mundo masculino, bem estar, além da realização de eventos.
O posicionamento do El País, que é liderado pelo grupo Prisa, é intitulado por sua diretora como sóbrio, um estilo rigoroso e se dizem não-partidários. Por fim, no prédio que visitamos funciona a redação do digital e pouco do impresso, pois o jornal é rodado em outro edifício.