logo

DFB Digifest: último dia tem resgate do sertão e Fortaleza futurista; Festival divulga resultado das premiações

Por Tainã Maciel
DFB Digifest: último dia tem resgate do sertão e Fortaleza futurista; Festival divulga resultado das premiações
A influencer e modelo Paulinha Sampaio fez parte do casting da marca BABA (Foto: Igor Cavalcante)

O quarto e último dia de desfiles virtuais do DFB Digifest, que aconteceu na última sexta-feira (31), no canal do YouTube do evento, foi marcado por resgate do Sertão Nordestino e um olhar futurista para a Capital do Ceará nas passarelas. A noite teve desfiles de Marina Bitu, Theresa Montenegro e da marca BABA, idealizada por Gabriel Baquit. Incentivando a produção autorial e inovação digital na moda, o Festival também revelou os resultadas das três premiações que promoveu na sua primeira edição digital: DFB MoveModa, Prêmio DFB Digital e o famoso Concurso dos Novos.

Em sua coleção #003, Marina Bitu inspirou-se no resgate das raízes e na relação afetiva com o Nordeste. A partir de memórias da infância, a designer estreante no evento relembrou viagens à cidade da família, no interior do Ceará, marcadas por paisagens e experiências no caminho. As comidas de beira de estrada, como rapadura, pêta, tapioca e café inspiraram a designer na escolha das cores, formas e texturas da coleção.

LEIA MAIS >> DFB Digifest: segundo dia tem moda beachwear, peças inspiradas na natureza e desfile coletivo

DFB Digifest: Terceiro dia tem feito à mão em destaque e redesign sustentável

Coleção de Marina Bitu (Foto: Igor Cavalcante)

O plissado, elemento de estilo característico da marca, é apresentado em novas modelagens e cores. Os vestidos, em comprimentos midi e longo, foram as maiores apostas da designer. Os principais tecidos escolhidos foram chiffon de seda pura, georgette e linho e as cores presentes são off white, bege, caramelo, marrom, terracota, verde e preto.

Coleção de Marina Bitu (Foto: Igor Cavalcante)

Já a designer Theresa Montenegro apresentou a coleção Fashion West, uma ressignificação do “Faroeste” Nordestino. Com mix de cores radiantes, tie-dye de seda, aplicações manuais, plumas, vidrilho, brilho e muito glamour. “Me permiti ousar ainda mais, com o pensamento nos momentos felizes que ainda viveremos. A coleção remete às minhas raízes que tanto me orgulho, o Sertão Nordestino, que através de seu povo perseverante, sempre encontra forças para o recomeço”, diz.

Coleção de Theresa Montenegro (Foto: Igor Cavalcante)

Enquanto o último desfile – e estreia – da BABA no DFB Festival resgatava ícones do passado e da memória afetiva dos cearenses, a nova coleção da marca, idealizada por Gabriel Baquit, olha para frente e procurou desenhar cenários possíveis de uma Fortaleza futurista, imaginando o Centro da cidade como palco de uma ficção científica.

Coleção da BABA (Foto: Igor Cavalcante)

Inspirada pelo movimento Cyberagreste, a marca lançou um olhar distante de estereótipos sobre a cultura Nordestina, utilizando-se de uma narrativa paralela para imaginar o futuro de uma forma poderosa e inspiradora.

Coleção da BABA (Foto: Igor Cavalcante)

Premiações

O DFB Digifest também revelou os resultadas das três premiações que promoveu: DFB MoveModa, Prêmio DFB Digital e o famoso Concurso dos Novos. Em live, o idealizador do Festival, Cláudio Silveira, anunciou os ganhadores e falou sobre o evento.

“Foi uma experiência nova e ainda estamos aprendendo, mas o resultado foi muito positivo. Consegui atender todos os focos do DFB, menos a feirinha, por causa da aglomeração de pessoas. Vou fazer com que esses empreendedores estejam com a gente próximo ano, independente de qualquer coisa”, diz Cláudio. Confira os premiados:

LEIA MAIS >> DFB Digifest: primeiro dia tem manifesto, valorização do artesanato local e Silvero Pereira na passarela

DFB Digifest apresenta desfiles virtuais com foco na moda autoral; estilistas falam sobre processo criativo

Concurso dos Novos

Os jurados dessa edição foram Erico Gondim (designer), Eduardo Motta (consultor), Yuko Suzuki (jornalista) e Gabi Dourado (jornalista).

Peças do curso de Design de Moda da Unifor (Foto: Igor Cavalcante)

Primeiro Lugar – Unifor (Ceará)

Segundo Lugar – Instituto Federal do Rio Grande do Norte – Campus Caicó

Terceiro lugar – Senai CETIQT (Rio de Janeiro)

DFB MoveModa

Mostra competitiva de fashions films de curta metragem do DFB Festival.

Categoria Fashion Film independente: “Noa, você está sozinha?” (Fortaleza/CE) de Lucas Ervedosa e Gabriel Goersh.

Categoria Pensamento crítico: “Erro 404” (Fortaleza/CE) de Iury Ponte. 

Categoria Inovação em linguagem: “Conferência” (São Paulo/SP) de Fernando Carvalho.

Categoria Feito em casa: “Don’t Forget” (Apucarana/PR) de Bruno Sotti e Heloisa Martire.

Prêmio DFB Digital

Prêmio que celebra os empreendedores que souberam utilizar as redes sociais como plataforma pra impulsionar seus negócios mesmo em tempos de crise.

Representando o SindConfeções, o Prêmio DFB Digital foi para a Linhas & Cores.

Na Categoria “Engajamento Social”, o vencedor foi o instagram da Voir Image (clique aqui).

Na categoria “Negócio Sustentável”, o vencedor foi o insta do Brechó Gato 80 (clique aqui).

Na categoria “Feed Criativo”, o vencedor foi o insta da BABA (clique aqui)

Veja também