Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Quem são os candidatos à Prefeitura de Fortaleza em 2020

16 set 2020 | Notícias

Por Cintia Martins

Com o fim do prazo, nesta quarta-feira (16), para o anúncio oficial das candidaturas à Prefeitura de Fortaleza, a Capital já tem definido o cenário eleitoral de 2020. Os candidatos dos partidos disputarão nas urnas nos dias 15 e 29 de novembro, 1º e 2º turno, respeticvamente, os cargos de prefeito e vice-prefeito de Fortaleza. O Site MT listou as chapas eleitorais e os candidatos que disputarão em Fortaleza definidos pelas siglas.

LEIA MAIS >> Quem são os pré-candidatos à Prefeitura de Fortaleza

PDT anuncia chapa José Sarto e Élcio Batista para disputar Prefeitura de Fortaleza

José Sarto (PDT) e Élcio Batista (PSB)

(Foto: Reprodução/Instagram)

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) anunciou oficialmente, no sábado (12), a chapa José Sarto Nogueira e Élcio Batista, nos cargos de prefeito e vice-prefeito, respectivamente. A chapa conta com o apoio dos partidos PDT, PSB, PSDB, PP, Rede, PTB, PL, Cidadania, PSD e DEM. O anúncio foi feito durante a convenção partidária do PDT, no Bairro Aldeota, e transmitido ao vivo nas plataformas digitais do partido. 

José Sarto é formado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é presidente da Assembleia Legislativa do Estado e está no sétimo mandato de deputado estadual. Com mais de 30 anos na política, já foi líder do Governo na gestão de Cid Gomes, presidiu as comissões de Constituição Justiça e Redação e de Educação. Essa é a primeira vez que concorrerá ao cargo de prefeito. Já Élcio Batista, candidato a vice-prefeito, é cientista social por formação, foi secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado do Ceará e chefe de Gabinete do Governador de 2015 a 2018.

Samuel Braga (Patriota) e Roberlene Rodrigues (Patriota) 

(Foto: Reprodução/Facebook)

O Patriota foi o primeiro partido a homologar candidatura em Fortaleza, ainda no dia 1º de setembro durante convenção no Hotel Amuarama, no Bairro de Fátima. Samuel Braga, foi o escolhido como postulante ao Paço Municipal. Ele terá como vice na chapa a advogada Roberlene Rodrigues.

Ambientalista, graduado em Pedagogia pela Universidade de Fortaleza (Unifor), Samuel Braga iniciou na vida política como vereador na capital com dois mandatos consecutivos (1982-1992), é dele a autoria da Lei que transformou em Área de Proteção Ambiental a Bacia do Rio Coco. O candidato tem um extenso trabalho dedicada em defesa das áreas verdes, praças, parques, rios e lagoas em Fortaleza. Atualmente é presidente municipal e estadual do Patriota. A vice da chapa, Roberlene Rodrigues, formada em Direito pela Faculdade Farias Brito, participou da coordenação do primeiro mutirão carcerário promovido pelo CNJ no Ceará, atualmente está à frente do Escritório R Rodrigues.

Paula Virgínia Colares (UP) e Serley Leal (UP)

(Foto: Divulgação)

A homologação da chapa Paula Virgínia Colares e Serley Leal, candidatos a prefeita e vice-prefeito, respectivamente, se deu durante a primeira convenção municipal do partido, realizada no dia 5 de setembro, em formato virtual.  Essa é a primeira vez que a Unidade Popular (UP) lança candidaturas, após autorização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no fim de 2019. 

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Paula participou do movimento estudantil no colégio e na faculdade, quando lutou pelo voto paritário para as eleições para reitor, creche para os filhos das universitárias e financiamento para assistência estudantil. Atualmente, integra a Coordenação Nacional do Movimento de Mulheres Olga Benário e preside, no Ceará, a Unidade Popular (UP).  O candidato a vice, Serley Leal é dirigente do Centro Cearense Popular Manoel Lisboa de Moura do Ceará, militante sindical bancário e dirigente da Unidade Popular do Ceará

LEIA AINDA >> Retomada econômica requer união entre os setores público e privado, considera Élcio Batista 

Reunião com ministros em Brasília foi positivo e receptiva, avaliam cearenses

Capitão Wagner (Pros) e Kamila Cardoso (Podemos)

(Foto: Reprodução/Facebook)

Em convenção no dia 7 de setembro, o Partido Republicano da Ordem Social (Pros) anunciou a candidatura de Capitão Wagner para concorrer à Prefeitura de Fortaleza. Para vice da chapa, o partido optou pela advogada e militante dos direitos humanos Kamila Cardoso (Podemos). O anúncio foi feito na quadra de um colégio no Centro de Fortaleza, transmitido pelas plataformas digitais do candidato. A chapa tem o apoio do Podemos, Republicanos, Pros, PMN, PMB, PTC, DC, PSC e Avante.

Capitão da Polícia Militar e professor de cursos pré-universitários, Capitão Wagner atualmente ocupa o posto de deputado federal do Ceará. Em 2012, recebeu 43.655 votos, sendo o candidato a vereador mais bem votado naquele pleito. Dois anos depois, foi eleito deputado estadual e, em 2016, disputou a Prefeitura de Fortaleza, indo para o segundo turno com o atual prefeito Roberto Cláudio. A vice, Kamila Cardoso, é advogada, e tem histórico, em Fortaleza, de atuação nas áreas de inclusão e saúde da criança e jovens com deficiência. Esta é a primeira vez que ela disputa uma eleição.

Renato Roseno (Psol) e Raquel Lima (PCB)

(Foto: Divulgação)

O Partido Socialismo e Liberdade (Psol) oficializou, em convenção partidária híbrida realizada na sede do partido, no Centro de Fortaleza, na última segunda-feira (14), a chapa eleitoral Renato Roseno e Rachel Lima como candidatos à prefeitura na capital. Os candidatos contam com o apoio do PCB, dos Movimentos de Direitos Humanos, da unidade classista, do movimento intersindical e dos círculos populares

Advogado, servidor público e analista de políticas sociais, Renato Roseno foi candidato ao Governo do Estado em 2006 e à Prefeitura de Fortaleza, em 2008 e 2012. Atualmente está no segundo mandato como deputado estadual. Raquel Lima integra a Unidade Classista, corrente sindical do PCB, fundada em 2012. É ex-moradora e liderança da comunidade Alto da Paz, no bairro Vicente Pinzon. Ela disputou as eleições de 2016 e 2018 como candidata a vice na chapa do Psol.

Heitor Férrer (SD) e Walter Cavalcante (MDB) 

(Foto: Reprodução/Facebook)

Durante convenção partidária em formato virtual, na última terça-feira (15), o Solidariedade (SD) homologou a candidatura do deputado estadual Heitor Férrer. A chapa que disputará o Paço Municipal tem o MBD como aliado, que apresentou o nome do deputado estadual Walter Cavalcante como candidato a vice-prefeito. 

Médico, Heitor Férrer iniciou na vida público em 1989, quando foi eleito vereador. Na Câmara Municipal de de Fortaleza, exerceu quatro mandatos seguidos (1989-2002). Atualmente está no quinto mandato como deputado estadual na Assembleia Legislativa do Ceará. Em 2012, candidatou-se a prefeito da cidade, obtendo 262.365 votos – 20,97% dos votos válidos – ficando em terceiro lugar entre os 10 candidatos. Já o atual deputado estadual do Ceará, Walter Cavalcante já foi eleito vereador de Fortaleza, exercendo cinco mandados. Ocupa uma cadeira na Assembleia desde 2014, quando foi eleito deputado pela primeira vez e reeleito em 2018.

LEIA TAMBÉM >> Sérgio Moro não vê candidatura em 2022, mas ‘quer continuar no debate público’

Élcio Batista fala sobre juventude e a importância das artes na periferia

Heitor Freire (PSL) e Laurice Maia (PSL)

(Foto: Divulgação)

Em convenção realizada na Assembleia Legislativa do Ceará, restrita a 100 pessoas, última terça-feira (15) ,o Partido Social Liberal (PSL) homologou a candidatura do deputado federal Heitor Freire, que disputará a sucessão do prefeito Roberto Cláudio. Compõe a chapa como candidata a vice a cabo da Polícia Militar, Laurice Maia (PSL). Os candidatos a gestão municipal têm apoio do PRTB

Heitor Freire é o atual presidente estadual do PSL no Ceará. Em seu primeiro mandato como deputado federal, foi eleito com 97.201 votos. Ele é reconhecido por ser um líder conservador cearense, atuante do Movimento Direita Ceará, que defende o combate à corrupção, valorizando a ética e a moral. A vice, Cabo Maia, como é conhecida, entrou na Polícia Militar do Ceará (PMCE) em 2007. Ela é a primeira e única mulher a concluir, até o presente momento, o curso do Comando Tático Rural (Cotar) e é também a única mulher de todo Ceará a ter curso de salvamento aquático, do Corpo de Bombeiros.  

Anízio Melo (PCdoB) e Helena Serra Azul (PCdoB)

(Foto:Reprodução/Facebook)

Durante convenção partidária transmitida ao vivo nas plataformas digitais, nesta quarta-feira (16), o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), homologou a chapa eleitoral professor Anízio Melo e a militante Helena Serra Azul, como candidatos a prefeito e vice-prefeita, respectivamente. 

Professor licenciado pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), Anízio Melo foi militante da Pastoral da Juventude na época da Ditadura Militar. É defensor de uma educação pública de qualidade. À frente do Sindicato APEOC, conquistou reajustes salariais acima da inflação e da correção do piso para professores efetivos, temporários e aposentados. Já a candidata a vice-prefeita, é médica e professora titular aposentada da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ela atuou como Presidente do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC) e também foi chefe de Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina da UFC.

Célio Studart (PV) e Francisco Galba Viana (PV)

(Foto: Reprodução/Ponto Poder)

O Partido Verde (PV) oficializou nesta quarta-feira (16), em convenção fechada ao público, a candidatura do deputado federal Célio Studart a postulante ao Paço Municipal. O candidato a vice-prefeito é o advogado Francisco Galba Viana. 

Célio Studart é advogado filiou-se ao PV em 2010, tendo como as principais bandeiras a causa animal, meio ambiente e pessoas com algum tipo de deficiência. É idealizador do Movimento São Francisco (MSF) e fundador do Instituto Politizar, ONG de educação política. Célio Studart foi o vereador mais votado nas eleições de 2016, e o segundo candidato a deputado federal mais votado em 2018. O vice na chapa, Viana, é ambientalista, com pós-graduação em gestão pública, exerceu cargos de Procurador e Coordenador Jurídico nos municípios de Fortaleza, Aquiraz e Maracanaú, além de ter sido diretor institucional na Secretaria de Transporte e Serviços Urbanos da Prefeitura de Fortaleza.

Luizianne Lins (PT) e Vladyson Viana (PT)

(Foto:Reprodução/Instagram)

O Partido dos Trabalhadores (PT) anunciou nesta quarta-feira (16), após convenção partidária transmitida nos canais oficiais do partido nas plataformas digitais, a chapa Luizianne Lins e Vladyson Viana, nos cargos de prefeita e vice-prefeito, respectivamente. 

Prefeita de Fortaleza por dois mandatos (2005-2012), Luizianne Lins é jornalista e professora licenciada pelo  do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ela foi vereadora de Fortaleza (1996), deputada estadual do Ceará (2002) e atualmente é deputada federal em segundo mandato. Em todas as eleições proporcionais que disputou foi a mulher mais votada. O candidato a vice, Vladyson foi assessor de Juventude do então deputado estadual José Guimarães, em 2003. Além disso, coordenou a campanha de Salmito Filho à Câmara Municipal, em 2004, e, em 2012, assumiu cargos no Ministério da Saúde durante o governo de Dilma Rousseff (PT).

As candidaturas ainda dependem da aprovação da Justiça Eleitoral.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE