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Conheça Marina Bitu, marca cearense que aposta em fibras naturais e reutilizáveis

18 out 2020 | Moda

Por Redação

Comandada pelas sócias Marina Bitu e Cecília Baima, o Ateliê Marina Bitu surge em 2017 quando a designer Marina decide investir na própria identidade criativa a partir de um projeto 100% autoral. A brand cearense utiliza o modelo de produção slow fashion e está comprometida com o desenvolvimento sustentável na moda, utilizando, inclusive, materiais naturais e reutilizáveis na confecção das peças. 

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Segundo Marina, a marca virou uma realidade quando amigas e clientes começaram a procurá-la para confeccionar vestidos para ocasiões especiais. As peças eram feitas sob medida com tecidos nobres e fluidos, mas com modelagens confortáveis. Ela explica que, em 2019, com a entrada da sócia Cecília Baima a brand passou a apostar também em peças para o dia a dia. “Transformamos as operações e investimos na criação de coleções para a pronta-entrega, com alguns produtos mais casuais como t-shirts, camisas, saias, calças e vestidos”, destaca.

Propósito sustentável 

O respeito ao próximo e à natureza, diz Marina, fazem parte do propósito da marca. “O que resulta no comprometimento com o desenvolvimento sustentável”, acrescenta. Ela explica que a produção das peças acontece em baixa escala, em oposição ao modelo de produção fast-fashion, com a utilização de algumas matérias primas naturais e reutilizáveis. A marca, ressalta a sócia, opta pela mão de obra local, e oferece remuneração justa para os colaboradores.

Designer Marina Bitu. (Foto: Marília Camelo)

“Além da mão de obra local, em uma relação justa e aberta entre produtores e consumidores, praticamos remunerações muito acima da média para com os nossos parceiros, pois queremos que o setor têxtil e de confecção proporcione melhores condições de vida para os que fazem parte dele”, defende a designer. 

Para a confecção das peças, a brand utiliza principalmente chiffon de seda, “por ser leve e ter toque e caimento incomparável”, diz. “O linho, por ser um tecido clássico e sinônimo de elegância. E utilizamos também alguns tecidos em viscose, algodão”, afirma. “Buscamos utilizar na maior parte da coleção tecidos nacionais, que movimentam a economia brasileira. Optamos por aqueles de origem natural, que mais facilmente se decompõem ao serem descartados”, revela Marina.

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“Alguns dos tecidos que utilizamos possuem selos de sustentabilidade, que já são resultados de mudanças na Indústria Têxtil. Utilizamos tecidos de poliéster provenientes de PET reciclado, que estende o ciclo de vida de um plástico que já existia no planeta e gera renda para catadores”, assegura.

Processo criativo 

O processo criativo, destaca Marina, surge a partir de fenômenos que mexem com ela. “Seja uma nova cultura e destino que tive a oportunidade de pesquisar e conhecer, ou uma nova exposição de algum artista, ou um filme, explica. “Quase sempre abordo temas que fazem parte da nossa cultura nordestina e das nossas vocações regionais. O uso das cores, formas e elementos estão muito ligadas à minha história, da minha família e do nosso Estado”, diz. 

O processo criativo da brand surge a partir de experiências vividas pela própria Marina Bitu. (Foto: Marília Camelo)

A partir deste estudo inicial nascem as formas das peças, criadas, quase sempre, destaca ela, para deixar o corpo livre e confortável. “A moda durante anos determinou padrões que tornavam a relação mulher versus vestuário quase um martírio. Criamos roupas leves, que se adaptam ao nosso clima e que dão prazer durante o uso. Acreditamos que a roupa deve agradar os nossos padrões e não os impostos pelos outros”, defende Marina. 

O que torna a brand única, diz a sócia, é o resultado de muitos ingredientes. “Minhas raízes, minhas viagens, minhas pesquisas, os encontros com pessoas que são únicos e nos deixam marcas. Eu acredito que a diferença está na genuinidade: ser exatamente quem somos, olharmos para dentro antes de olharmos para fora e ter orgulho de cada história”, pontua.

#003 

Lançada em agosto, a nova coleção da Marina Bitu, #003, foi desenhada durante o isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19. Segundo explica a empresária, a inspiração veio a partir de memórias afetiva que ela desenvolveu ao longo da vida com o Nordeste.  

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“[A coleção] se inspira no resgate das raízes e na relação afetiva com o Nordeste. A partir de memórias da infância, relembrei viagens em família, no interior do Ceará, marcadas por paisagens e experiências no caminho”, afirma. As comidas de beira de estrada, conta ela, como rapadura, peta, tapioca e café foram inspiração para a escolha das cores, formas e texturas da coleção. O plissado, elemento de estilo característico da marca, é apresentado em novas modelagens e cores.

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