No sexto dia dessa tour transformadora que estamos fazendo pela região da Normandia, na França, chegamos a um lugar que tem um gosto muito especial para mim: Lisieux, cidade de Santa Teresinha do Menino Jesus. A primeira sensação é de pura emoção, depois transformada em apreciação quando chegamos ao hotel La Villa des Arts, único, confortável e elegante. Ele, inclusive, inaugurou recentemente e tivemos a chance de aproveita-lo da melhor maneira possível. Curioso notar que cada quarto tem uma cor. Nós, no caso, ficamos no lilás. Durante a estadia, também ficamos no Manoir de L’évêché, e podemos defini-lo em uma palavra: fabuloso.

LEIA MAIS:
.Saiba detalhes do roteiro de Márcia Travessoni pela região histórica de Normandia
.Cinema, beleza e moda na surpreendente cidade de Deauville, na “Riviera Parisiense”
.Belas histórias e espiritualidade na visita ao Monte Saint-Michel, na Normandia
.A beleza e a cultura de Rouen, cidade histórica da Normandia

La Villa des Arts
Manoir de L’évêché

Iniciamos o dia com uma bela Missa da Capela de Carmelo, com a presença das Carmelitas, para depois seguirmos para a peregrinação dos passos de Santa Tesezinha, momento absolutamente marcante. A casa da família, conhecida como Les Buissonnets, está aberta para visitação desde 1913, sem modificações e com seus móveis originais. Foi ali que Teresa viveu durante 11 anos, até sua entrada para o Carmelo. Na visita, pudemos observar diversas imagens e objetos religiosos que demonstram a e a devoção com a qual a família Martin criou suas filhas. Na entrada da casa, nos deparamos com um belo jardim e com breves descrições da família e dos acontecimentos anteriores à vinda para Lisieux.

O local está muito bem conservado e é mantido por doações dos visitantes. É possível visitar alguns dos cômodos e ouvir as histórias que Teresa e sua família viveram ali. Iniciamos a visita no local em que, originalmente, era a cozinha, onde pudemos observar a lareira na qual a família fazia as vigílias e local onde Teresinha recebeu a graça de sua conversão completa no Natal de 1886, quando nasce sua vocação missionária. Ao lado, fica a sala de jantar onde ela fez sua última refeição antes de entrar ao Carmelo.

O quarto de Santa Teresinha, quando criança, também faz parte da visita, o qual mostra os seus brinquedos, suas vestes de festas e de sua primeira comunhão. Outro objeto exposto é o crucifixo diante do qual ela rezou pedindo a conversão de Pranzini, um homem acusado de tríplice homicídio, com desejo de salvar sua alma. É inevitável sentir emoção e transformação ao fim do passeio. Incrível.

Impacto foi o que senti ao visitar a Catedral de Saint-Pierre de Lisieux, com sua arquitetura magnífica e história fascinante, o lugar tem um forte significado para quem busca os passos de Santa Teresinha. Foi lá, na catedral construída em 1170, que ela fez sua primeira comunhão e assistiu todas as missas dominicais até ingressar no Carmelo.

Catedral de Saint-Pierre de Lisieux

ONDE COMER EM LISIEUX?

Após muitas andanças à pé, fica o desejo de sentar em uma boa mesa de restaurante e degustar os pratos que a região tem a oferecer. A começar pelo La Villa des Arts, charmosíssimo e aconchegante, o restô faz uma linda mistura de rusticidade e arte no seu interior. O Café de la Basilique é ideal para uma parada depois da visita a Basílica de Santa Terezinha, observar o movimento e fazer uma refeição simples, mas ainda assim saborosa. Para finalizar, jantamos no simpático L’ Avenue, ótimo para um business dinner, com excelente comida. Destaque para os clássicos pratos franceses e o top atendimento.  

La Ville des Arts
L’ Avenue
Ao lado do chef do L’ Avenue

SERVIÇO

La Villa des Arts
2 avenue Victor Hugo, 14100, Lisieux, França
https://bit.ly/2WXZLYw

Hotel Manoir de L’évêché
14 Boulevard Carnot, 14100 Lisieux, França
https://bit.ly/2VXgfns

Café de la Basilique
33 Avenue Sainte-Thérèse, 14100 Lisieux, França
+33 2 31 62 07 44

Restaurante L’ Avenue
20 Avenue Sainte-Thérèse, 14100 Lisieux, França
+33 2 31 62 14 50