Márcia Travessoni, acompanhada do marido, Fernando Travessoni, embarcou, na última quarta-feira (15), em uma viagem para a França. Dessa vez, no entanto, o casal optou por passar pouco mais de dez dias na região histórica da Normandia.

No avião rumo à Paris

Eles seguiram direto de Fortaleza, através da companhia aérea Joon, para Paris. De lá, pegaram um carro para seus dois primeiros destinos: as cidades de Le Havre e Étretat, que guardam as belezas naturais que inspiraram obras de artistas como Monet e Boudin.

LEIA MAIS:
.Cinema, beleza e moda na surpreendente cidade de Deauville, na “Riviera Parisiense”
.Lisieux: um passeio emocionante pela emblemática cidade de Santa Teresinha
.Belas histórias e espiritualidade na visita ao Monte Saint-Michel, na Normandia
.A beleza e a cultura de Rouen, cidade histórica da Normandia

Em Le Havre, o casal curtiu a estadia no Hotel du Pasino. O luxuoso e aconchegante hotel spa 4 estrelas possui uma imponente decoração contemporânea e está localizado na Praça Jules Ferry, no centro da cidade.

Hotel du Pasino

Para quem não sabe, Le Havre é uma cidade portuária que respira arte. Foi onde os pintores impressionistas Eugène Boudin e Claude Monet se conheceram e iniciaram suas carreiras artísticas. Em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial, praticamente toda a cidade foi destruída pelos nazistas.

Conhecido pelo uso do concreto armado como expressão artística, o arquiteto Auguste Perret comandou a reconstrução de Le Havre por meio do material, juntamente com vários outros profissionais, como o brasileiro Oscar Niemeyer. Em 2005, a cidade foi tombada pela Unesco em reconhecimento a sua imponente arquitetura de prédios contemporâneos.

Niemeyer foi, inclusive, o responsável por projetar o Centro Cultural Le Havre, inaugurado em 1982. Em seu primeiro dia na região, Márcia e Fernando conheceram o espaço, que comporta uma biblioteca e um teatro que levam o nome do arquiteto brasileiro, além de um cinema, sala de exposição e estúdios de gravação.

Também foi incrível visitar a Igreja de Saint-Joseph, uma obra de arte projetada por Auguste Perret. A imponente torre toda em concreto possui uma vista interior de tirar o fôlego, projetada a partir da luz refletida nas janelas retangulares.

Eric Baudet, diretor de comunicação do escritório de turismo de Le Havre, ofereceu ao casal um jantar no Le Grignot

Após os passeios, Márcia e Fernando foram recebidos por Eric Baudet, diretor de comunicação do Escritório de Turismo de Le Havre, para um jantar intimista no restaurante Le Grignot, especializado em frutos do mar. Enquanto Márcia optou por uma receita fresh de peixe com legumes, o marido degustou um saboroso Risoto de Camarão. O espaço gastronômico é considerado patrimônio da Unesco desde 2005.

Chegando a Étretat, a guia Adeline Fouquer acompanhou os visitantes em um almoço leve no Le Bel Ami, restaurante de especialidades da região. Com um astral super jovem e amigável, o local comporta um café, bar e cozinha refinada.

Fachada do La Bel Ami

De volta a Le Havre, Márcia e Fernando ganharam uma experiência gastronômica inesquecível no restaurante Le Margote, classificado pelo Guia Michelin. Super intimista, o ambiente é bastante aconchegante e compacto, com culinária genuinamente francesa, além de uma bela decoração tropical. O chef Gauthier Teissere assinou o menu surpresa para o jantar do casal. “É uma experiência interessante: a gente não saber o que vamos comer e sermos surpreendidos pelo chef. Acho muito bacana”, nos confidenciou Márcia.

As reservas para o Le Margote são muito disputadas e devem ser feitas com, pelo menos, três semanas de antecedência.

Confira, em vídeo, os melhores momentos da viagem ao coração da Normandia:

Nos próximos dias, o casal irá conhecer ainda Deauville, Lisieux, Mont Saint Michel e Rouen. Acompanhe os detalhes nos nossos Stories!

Veja mais fotos dos primeiros dias da viagem de Márcia e Fernando Travessoni:

SERVIÇO

Hotel du Pasino
Place Jules Ferry, 76600 Le Havre, França
Tel.: +33 2 35 26 00 00
https://bit.ly/2EE2BLl

Biblioteca Oscar Niemeyer
2 Place Niemeyer, 76600 Le Havre, França
Tel.: +33 2 35 19 70 00
https://bit.ly/2I1LJyV

Igreja de St. Joseph
130 Boulevard François 1er, 76600 Le Havre, França
https://bit.ly/2WaTeO1

Le Grignot
53 Rue Racine, 76600 Le Havre, França
Tel.: +33 2 35 43 62 07
https://bit.ly/2wplc98

Le Bel Ami
25 rue Alphone Karr, 76790 Étretat, França
Tel.: +33 2 27 43 56 25
https://bit.ly/2YWeV17

Le Margote
50 Quai Michel Fère, 76600 Le Havre, França
Tel.: +33 2 35 43 68 10
https://bit.ly/2WuiLkv